Auxílio gás federal pode ser liberado em breve, antes do Auxílio Brasil

O Auxílio Brasil, programa que irá substituir o Bolsa Família, deve começar no mês de novembro. Esse terá, entre outros benefícios, o Auxílio gás para ajudar as famílias mais necessitadas a comprarem o item.

Auxílio gás federal pode ser liberado em breve, antes do Auxílio Brasil
Auxílio gás federal pode ser liberado em breve, antes do Auxílio Brasil (Imagem: Rádio Santana FM)

A atual gestão pretendia pagar o Auxílio gás junto ao Auxílio Brasil, mas o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) foi aconselhado a antecipar o pagamento do benefício social. Diante disso, está sendo analisada a possibilidade de começar os pagamentos no mês de setembro.

O Auxílio gás será uma ajuda financeira de R$ 120, pagos bimestralmente para as famílias em situação de vulnerabilidade social a comprar o botijão de gás. O pagamento acontecerá por meio de um cartão que será entregue pelo Governo Federal.

A estimativa é que o novo programa gere uma despesa de R$ 3 bilhões. O Ministério de Minas e Energia é a pasta responsável pela estruturação do Auxílio gás. Isso porque, a iniciativa deve ser custeada por programas de incentivo de energia limpa da Petrobras.

O governo pretendia anunciar o benefício no mês de outubro para que assim fosse viabilizado no mês de novembro, junto com o Auxílio Brasil. Porém, com o aumento da inflação sobre o preço do botijão de gás, o presidente foi aconselhado a antecipar a ajuda financeira.

Antes de definir o Auxílio gás, Bolsonaro já havia percebido a dificuldade do provo brasileiro para a compra do item indispensável no dia a dia e que sofre com os reajustes.

Na época, a ideia foi entregar um botijão de gás a cada dois meses para as famílias mais carentes. Porém, a ação iria gerar um alto custo e, por esse motivo, foi definido o Auxílio gás.

Auxílio Brasil

O Auxílio Brasil será o programa que irá substituir e ampliar o Bolsa Família. Assim como esse, o novo programa irá contemplar as famílias inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) para programas sociais do Governo Federal.

O chefe de Estado e de governo pretende com o Auxílio Brasil ampliar o número de beneficiários e o valor médio de pagamento do Bolsa Família. Para isso, irá mudar os requisitos de seleção e desenvolverá nove benefícios.

A ideia, como o Novo Bolsa Família é ajudar mais brasileiros em situação de pobreza e pobreza e extrema. Além disso, visa estimular os beneficiários para atingir a independência financeira e a superação da situação de vulnerabilidade socioeconômica.

Você gostou deste conteúdo? AVALIE:

Avaliação média: 4.8
Total de Votos: 12

Auxílio gás federal pode ser liberado em breve, antes do Auxílio Brasil

×
Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Glaucia Alves
Gláucia Alves, formada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Foi professora por 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar como corretora de redação. Atualmente, trabalha na equipe do portal FDR, produzindo conteúdo sobre economia e direitos da população brasileira, além de realizar consultoria de redação on-line.
×

Este cartão de crédito sem anuidade está selecionando pessoas para receber possível limite agora!

VER AGORA