Auxílio emergencial começa nova rodada de pagamentos neste mês

Governo anuncia início do pagamento da quinta parcela do auxílio emergencial. No próximo dia 18, a Caixa Econômica retomará mais uma rodada de depósitos pelo projeto. Trata-se da 5ª entre as 7ª mensalidades previstas para este ano. Até o momento, apenas um grupo teve seu calendário já disponível.

Agência da Caixa LOTADAS! Veja como sacar auxílio emergencial sem filas
Auxílio emergencial começa nova rodada de pagamentos neste mês (Imagem: Agora/Folha UOL)

Manter o auxílio emergencial em funcionamento tem sido a principal atividade do governo federal. Retomado em abril deste ano, o projeto concede valores entre R$ 150 e R$ 375 para as famílias de baixa renda afetadas pela pandemia.

Pagamento da quinta mensalidade

Nessa rodada, com data de início prevista para o próximo dia 18, a população permanecerá recebendo em três cronogramas distintos. O primeiro e já disponível é referente aos segurados do Bolsa Família que não precisam aguardar um período mínimo para saques.

Para esse grupo, o valor é enviado diretamente para as contas do Caixa Tem e pode ser retirado no mesmo dia. Basta ir em uma agência da Caixa ou unidade das Casas Lotéricas.

Para os demais, a informação mais recente é de que os pagamentos começarão no dia 20 de agosto. O calendário oficial deve ser divulgado entre essa semana e o próximo dia 19.

Datas dos depósitos do Bolsa Família pelo Caixa Tem

NIS 5ª parcela 6ª parcela 7ª parcela
1 18 de agosto 17 de setembro 18 de outubro
2 19 de agosto 20 de setembro 19 de outubro
3 20 de agosto 21 de setembro 20 de outubro
4 23 de agosto 22 de setembro 21 de outubro
5 24 de agosto 23 de setembro 22 de outubro
6 25 de agosto 24 de setembro 25 de outubro
7 26 de agosto 27 de setembro 26 de outubro
8 27 de agosto 28 de setembro 27 de outubro
9 30 de agosto 29 de setembro 28 de outubro
0 31 de agosto 30 de setembro 29 de outubro

Já no caso dos segurados que se cadastraram pelo CadÚnico ou plataforma do governo, o pagamento também deve ser iniciado no dia 18. No entanto, até o momento o cronograma oficial não foi disponibilizado.

Esse grupo receberá seu calendário através de mensagens de WhatsApp, enviadas pela Caixa Econômica. Para isso, é preciso ter o celular atualizado no cadastro do Caixa Tem. O cidadão que tiver feito a troca do número precisará ir presencialmente em uma agência para solicitar a mudança.

Após a atualização de seu registro, receberá uma notificação no Caixa Tem solicitando autorização para o envio das mensagens em seu WhatsApp. Concordando com o serviço, basta aguardar para ter acesso aos informativos.

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.