Quais dados devo atualizar no CadÚnico para garantir salário do Bolsa Família?

Governo federal reforça fiscalização nos cadastros do Bolsa Família. Diante da liberação de uma nova rodada do auxílio emergencial, o Ministério da Cidadania vem estado atento as inscrições solicitadas pelo BF. Os cadastros com desatualização ou erros nas documentações tendem a ser suspensos. Saiba como manter seu benefício.

Quais dados devo atualizar no CadÚnico para garantir salário do Bolsa Família? (Imagem: FDR)
Quais dados devo atualizar no CadÚnico para garantir salário do Bolsa Família? (Imagem: FDR)

Enquanto a Caixa Econômica se prepara para pagar a quinta parcela do auxílio emergencial, o governo e a Dataprev monitoram o cadastramento de seus segurados.

Para quem está no Bolsa Família, a participação no CadÚnico é obrigatória, implicando ainda na atualização anual dos documentos solicitados.

Lista de documentos exigidos no cadastro do Bolsa Família via CadÚnico:

  • Certidão de Nascimento;
  • Certidão de Casamento;
  • CPF;
  • Carteira de Identidade (RG);
  • Certidão Administrativa de Nascimento do Indígena (RANI);
  • Carteira de Trabalho;
  • Título de Eleitor.

Como atualizar minhas informações?

O processo de atualização dos dados pode ser feito no Centro de Assistência Social do seu município. Caso haja mudança, por exemplo, em seu endereço, basta comparecer até a unidade e exibir o novo documento.

O mesmo se aplica para os registros exibidos acima, sendo necessária a atualização não só para o titular do cadastro, como também para seus beneficiários/parentes.

Quero me inscrever no Cadastro Único agora, quais os requisitos?

Se você deseja ingressar atualmente na folha do Bolsa Família, a candidatura também se dá pela plataforma social do governo federal. Ou em uma unidade do CRAS ou CREAS.

Para isso é preciso:

  • Ter uma pessoa responsável pela família para responder às perguntas do cadastro. Essa pessoa deve fazer parte da família, morar na mesma casa e ter pelo menos 16 anos.
  • Para o responsável pela família, de preferência uma mulher, é necessário o CPF ou Título de Eleitor.
  • Exceção: no caso de responsável por famílias indígenas e quilombolas, pode ser apresentado qualquer um dos documentos abaixo. Não precisa ser o CPF ou o Título de Eleitor.

É válido ressaltar que os recém aprovados pelo BF não poderão se integrar na folha orçamentária do auxílio emergencial, uma vez em que os calendários de pagamento já estão em andamento.

Para esse grupo, o valor a ser pago é determinado com base nos abonos integrados ao projeto, levando em consideração a situação familiar.

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.