WhatsApp Pagamentos poderá aceitar transferências via PIX no app

Em 22 de julho, o Banco Central (BC) anunciou mudanças na regulamentação do Pix que irá abrir caminho para que aplicativos de mensagem, como o WhatsApp, passem a usar o serviço e ofereçam a opção de pagamentos instantâneos. O início da implementação está marcado para o dia 30 de agosto.

WhatsApp Pagamentos poderão integrar transferências via PIX
WhatsApp Pagamentos poderá aceitar transferências via PIX no app (Imagem: Divulgação / WhatsApp)

Com uma resolução divulgada pelo BC, a instituição criou a figura de iniciador de pagamentos do Pix. Diferente de um banco ou fintech em que o cliente tem uma conta transacional, o iniciador de pagamentos servirá somente para iniciar um pagamento entre duas partes.

Como será feita essa integração?

Por exemplo,  caso o WhatsApp decida aderir ao Pix, ele fará o meio de campo entre duas contas. Se o cliente estiver em uma conversa com um amigo no aplicativo, existe a possibilidade de iniciar um pagamento através do Pix dentro do WhatsApp sem a necessidade de abrir o aplicativo do banco.

Neste caso, apenas a autenticação de quem está mandando o dinheiro seria realizada pelo app do banco. O cliente seria direcionado a tela de autenticação pelo WhatsApp.

Dinâmica de compra seria facilitada pelo Pix

Carlos Eduardo Brandt, chefe da Gerência de Gestão e Operação do Pix no BC, aponta que a ferramenta ofereceria toda a dinâmica de pagamento dentro da experiência da troca de mensagens.

“Assim que eu autorizar a transferência, eu vou autenticar no ambiente do aplicativo do banco A e automaticamente esse aplicativo de mensagem chama o aplicativo do banco A. Depois que autenticar, o dinheiro cai automaticamente na conta corrente ou de poupança do recebedor”, disse Brandt.

Breno Lobo, consultor da Gerência de Gestão e Operação do Pix,  explica que o intuito é simplificar todo o processo de transação. Ele diz que, dando a autorização para que o aplicativo funcione como iniciador, não será preciso efetuar um login inicial, basta autenticar e confirmar a transação.

“Se eu estiver conversando em um aplicativo de mensagens com você e quiser te mandar um Pix, eu tenho que sair do aplicativo de mensagens, entrar no aplicativo do meu banco, colocar minha senha, procurar um ambiente Pix, colocar a chave Pix, autenticar e confirmar. Com o iniciador, se o aplicativo de mensagens for iniciador, eu estou conversando com você ali e como se eu estivesse anexando uma foto, eu escolhi fazer um pagamento”, diz.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!