O Mercado Pago é uma plataforma de pagamentos on-line, que oferece diversas soluções para auxiliar lojistas e empreendedores, de todos os portes e áreas, a venderem mais. Mesmos com todas as ferramentas já oferecidas, a fintech do Mercado Livre ainda pretende oferecer mais funcionalidades aos clientes.
Diante da pandemia de covid-19, a plataforma de pagamentos Mercado Pago tem crescido no país. Na semana passada, o Mercado Livre revelou que 34% de toda a receita da empresa do ano passado veio do Mercado Pago.
Fora do Mercado Livre, o Mercado Pago registrou 3,2 milhões de transações no último trimestre. Ainda fora da plataforma do marketplace, esta fintech conta com mais de 8,3 milhões de vendedores e 18 milhões de compradores.
O vice-presidente do Mercado Pago Brasil, Tulio Oliveira, afirmou ao EXAME IN que a empresa teve “um trimestre muito forte”. A nova frente de cartões totalizou 12 milhões de cartões emitidos, sendo 3 milhões somente no trimestre anterior.
No último trimestre, as maquininhas de cartão também tiveram destaque. A fintech vendeu mais de 1,1 milhão de unidades. Apenas no Brasil, o número de vendas foi de 700 mil.
Novidades planejadas para o Mercado Pago
Entre os planejamentos para o Mercado Pago, está a possibilidade de os lojistas clientes da fntech atuarem como correspondentes bancários. Dessa forma, será possível sacar e depositar dinheiro nas respectivas contas.
Por meio do sistema Pix, a função saque e troco deve ser integrado às contas do Mercado Pago. A diretora jurídica do Mercado Pago, Priscila Faro, revela ao EXAME IN que as frentes estão sendo discutidas no Banco Central.
Outra novidade planejada é a entrada no mercado de benefícios. Diante de um mercado em grande transformação, são analisadas todas as possibilidades — como o bitcoin.
Em entrevista para o site Bloomberg Línea, executivo do Mercado Pago e Dotz, informaram que estão preparando as estruturas para entrarem no mercado de criptoativos.
Ainda assim, o Mercado Pago considera que o Open Banking será a grande revolução a caminho. Por meio deste sistema, o usuário — por meio do aplicativo de qualquer banco — poderá usar serviços e transferir valores para outras instituições financeiras.
Ao considerar as novidades, em geral, para o Mercado Livre, o CEO da empresa, Stelleo Tolda, revelou ao Globo que estes são projetos para os próximos trimestres.