BH amplia público alvo do calendário de vacinação contra COVID-19

Amanhã (10), Belo Horizonte irá vacinar moradores de 33 anos. Com o recebimento de novas doses de vacinas contra a Covid-19, o calendário de vacinação para as mulheres foi antecipado.

BH amplia público alvo do calendário de vacinação contra COVID-19
BH amplia público alvo do calendário de vacinação contra COVID-19 (Imagem: O Globo)

O calendário de vacinação de BH foi divulgado na semana passada e segue até o dia 12 de agosto. Com isso, a Prefeitura de Belo Horizonte irá aplicar as doses em pessoas até 31 anos, completos até agosto. Veja abaixo o cronograma da semana:

  • Segunda-feira (9): 2ª dose para pessoas com comorbidades de 33 a 18 anos, repescagem de pessoas com comorbidades, gestantes e puérperas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente e Síndrome de Down;
  • Terça-feira (10): 1ª dose para belo-horizontinos de 33 anos, completos até 31 de agosto;
  • Quarta-feira (11): 1ª dose para belo-horizontinos de 32 anos, completos até 31 de agosto;
  • Quinta-feira (12): 1ª dose para belo-horizontinos de 31 anos, completos até 31 de agosto.

Na última sexta-feira (6), a capital aplicou a 2ª dose para pessoas com comorbidades de 47 a 42 anos e 1ª dose para homens de 34 anos, completos até 31 de agosto. No sábado (7), a prefeitura continuou com o calendário de vacinação e aplicou a 2ª dose para pessoas com comorbidades de 41 a 34 anos.

Além disso, aplicaram a 1ª dose para mulheres de 34 anos, completos até 31 de agosto. Para receber a vacina contra a Covid-19 os moradores precisam atender as seguintes orientações:

  • Ser cidadão residente de Belo Horizonte;
  • Apresentar documento de identificação com foto;
  • Não ter recebido vacina contra a Covid-19;
  • Não ter recebido qualquer outra vacina nos últimos 14 dias;
  • Não ter tido Covid-19 com início de sintomas nos últimos 30 dias.

Os belo-horizontinos que foram convocados para receber a 2ª dose da vacina precisam apresentar o cartão de vacina, documento de identidade e CPF. A prefeitura informa que apenas aqueles que a data marcada para completar o esquema vacinal seja menor ou igual há sete dias.

Os endereços e horários dos locais de vacinação podem ser consultados no portal da Prefeitura de Belo Horizonte. É importante saber que os pontos são alterados, constantemente. Além disso, o município divide os grupos, para evitar aglomerações. Veja abaixo os horários de funcionamento:

  • Pontos fixos e extras funcionam de segunda a sexta, das 8h às 17h, nos sábados, das 7h30 às 14h;
  • Pontos de drive-thru ficam abertos de segunda a sexta, das 8h às 16h30, nos sábados, das 8h às 14h;
  • Pontos noturnos funcionam de segunda a sexta, das 8h às 20h.

Glaucia Alves
Formada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atuou na área acadêmica durante 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar na equipe do FDR, produzindo conteúdo sobre finanças e carreira, onde já acumula anos de pesquisa e experiência.