Leilão dos Correios pode remanejar 20% da renda para novo Bolsa Família

Na corrida para privatizar as estatais federais, Bolsonaro informa que venda dos Correios deverá beneficiar o novo Bolsa Família. Os últimos dias tem sido de movimentação intensa para garantir lucros com a principal empresa pública de distribuição do país. Após a comercialização da Eletrobras, o brasileiro poderá também pagar à mais pelo serviço de envios.

Leilão dos Correios pode remanejar 20% da renda para novo Bolsa Família (Imagem: Fernando Frazão/Agência Brasil)
Leilão dos Correios pode remanejar 20% da renda para novo Bolsa Família (Imagem: Fernando Frazão/Agência Brasil)

Há meses o presidente Jair Bolsonaro e seu ministro da economia, Paulo Guedes, negociam a venda dos Correios. A marca é considerada como um dos principais serviços públicos essenciais do país e agora poderá ser gerenciada por uma empresa privada. No entanto, como justificativa o chefe de estado afirmou remanejar parte do lucro para o Bolsa Família.

Novo Bolsa Família ganhará com a venda dos Correios?

Em entrevista, Bolsonaro afirmou que com a venda dos Correios o governo conseguirá reorganizar suas finanças e assim aumentar os valores pagos no novo Bolsa Família. A reformulação do projeto, intitulado de Auxílio Brasil, deverá ser implementada entre novembro e dezembro deste ano.

Cientistas políticos pontuam que o interesse de Bolsonaro em ampliar os valores do Bolsa Família faz parte de uma estratégia de campanha para garantir sua reeleição em 2022. Quando candidato, no ano de 2018, a maior parte de sua reprovação eleitoral se deu justamente pela população da baixa renda.

Objetivando estreitar laços com esse grupo, o gestor passou a anunciar uma série de concessões beneficiárias.

Somente nesta semana Bolsonaro já falou sobre a liberação de um Vale Gás, reprovado imediatamente pela Petrobrás, repasse dos Correios para o BF, enquanto o país crítica a venda da empresa e criação de novos encargos tributários.

De acordo com ele, com o valor arrecadado pela venda dos Correios 20% ficará sob responsabilidade do Ministério da Cidadania para gerencia o novo BF. Outros 20% serão utilizados para custear os precatórios e os demais 60% para reduzir a dívida pública.

Sobre o novo Bolsa Família

A proposta vem passando por tentativas de implementação desde 2020, mas não obteve sucesso mediante a dificuldade em fechar sua folha orçamentária. Inicialmente foi nomeada como Renda Brasil, posteriormente virou o Renda Cidadã e agora funcionará como Auxílio Brasil.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.