A clonagem de cartão de crédito e débito é um dos maiores medos dos brasileiros ao utilizar a tecnologia. Infelizmente isto é uma prática comum que já lesou 3,65 milhões de consumidores brasileiros, segundo uma pesquisa da Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC). Entenda o que significa ter o cartão clorado e como se proteger.
O que significa ter o cartão clonado
Isto significa que de alguma maneira, os dados de seu cartão como número, nome do titular, data de vencimento e código de segurança, foram roubados e estão sendo usados por outras pessoas.
O termo “cartão clonado” começou a ser usado quando a única forma de comprar com o cartão era passar a tarja magnética (faixa preta no verso) na maquininha. Os golpistas, então, desenvolveram uma tecnologia que copiava os dados do cartão no momento da compra, dando origem à expressão.
Cartões com chip podem ser clonados?
Cartões com chip não podem ser clonados. O chip impossibilita que as informações sejam copiadas na hora de passar o cartão na maquininha. Porém, porque mesmo com isso, tantas pessoas passam por golpes envolvendo cartões?
Atualmente o roubo de informações acontece de formas diferentes como:
- Compras em lojas virtuais
- Links maliciosos
- Cadastro do cartão em aplicativos
- Divulgação dos dados do cartão
- Mãos de terceiros
- Compras com a tarja magnética em viagens internacionais
O que fazer se meu cartão foi clonado
- Bloqueie o seu cartão imediatamente
- Entre em contato com a emissora ou administradora de cartão para informar sobre transações financeiras que não reconhece
- Normalmente o cartão é cancelado, o valor das compras estornado e a administradora envia um novo cartão para o cliente.
Como se proteger
- Sempre confira se o site que está efetuando uma compra é seguro
- Desconfie de ofertas muito abaixo do valor de mercado do produto
- Nunca poste fotos de seu cartão na internet e nem envie os dados por apps de mensagens
- Use o cartão virtual caso sua administradora ofereça