Inscrições para o SISU 2021.2 começam nesta terça-feira (3)

Iniciou-se as inscrições do SISU 2021.2 nesta terça-feira (3). Esse sistema é utilizado para selecionar os candidatos às instituições públicas de ensino superior com base nos resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os alunos interessados ​​concorrem a uma das vagas e podem se inscrever até sexta-feira (6).

Inscrições para o SISU 2021.2 começam nesta terça-feira (3)
Inscrições para o SISU 2021.2 começam nesta terça-feira (3) (Imagem: Guia do Estudante)

É importante ressaltar que os candidatos devem ter participado da sessão anterior do Enem, mas não podem ter participado como treineiros, e a redação também não pode receber pontuação zero.

Na página do SISU, os estudantes interessados podem pesquisar as vagas de acordo com as cidades, cursos e instituições de interesse. Após a inscrição, os candidatos podem escolher até duas opções de cursos.

De acordo o cronograma divulgado pelo Ministério da Educação (MEC), o resultado dessa seleção será divulgado na sexta-feira do dia 10 de agosto.

As matrículas serão abertas no dia 11, se estendendo até o dia 16 de agosto. Além disso, entre os dias 10 e 16 desse mesmo mês, estarão abertas as inscrições para a lista de espera por vagas remanescentes, cujos contemplados serão anunciados no dia 18 de agosto.

SISU 2021.2

Para realizar a inscrição, basta seguir um passo a passo bem simples:

  1. Primeiramente, os estudantes devem verificar o prazo de inscrições do SiSU no site sisu.mec.gov.br.
  2. Caso o estudante tenha participado do Enem 2020 e obteve nota superior a zero na redação, ele já está apto para participar do SiSU 2021.2.
  3. Na tela “minha inscrição”, o candidato poderá escolher até duas opções de cursos, por prioridade, na mesma instituição ou em universidades diferentes. Para fazer a primeira escolha, basta clicar em “fazer inscrição na 1ª opção”.

Diariamente, o SISU atualiza a nota de corte para os cursos com base nas inscrições que estão sendo realizadas. Por isso, mesmo depois de inscrito, sempre visite o site do SISU para acompanhar qual é a nota de corte, pois ela que determina se os estudantes estão na zona de classificação ou não.

Dessa forma, é bastante recomendado que os estudantes acompanhem constantemente a posição que ocupa, para poder ter mais sucesso de entrar caso seja necessário realizar alguma mudança estratégica de instituição.

Fique bem informado com a editoria de carreiras do FDR .