ENEM terá mudanças em breve com alteração de ingresso até 2024

Plano do governo é que a partir de 2024 o ENEM esteja alinhado ao ensino médio. Para possibilitar isso, algumas mudanças serão adotadas tanto no exame quanto nessa etapa da educação básica.

ENEM terá mudanças em breve com alteração de ingresso até 2024
ENEM terá mudanças em breve com alteração de ingresso até 2024 (Imagem/Divulgação: MEC/Twitter)

A expectativa do Ministério da Educação é que em 2024 o Exame Nacional do Ensino Médio esteja alinhado ao ensino médio que passará a ser utilizado já no ano que vem.

Mudanças no ensino médio

Em 2017 o Ministério da Educação anunciou uma grande mudança no ensino médio, que passará a ser aplicada no próximo ano, conforme informou o Ministro da Educação, Milton Ribeiro.

“Nosso governo tem a missão de terminar o que os outros começaram. Quando cheguei no MEC, encontrei um monte de coisas começadas e não terminadas. Hoje, estamos aplicando algo criado em 2017. É uma promessa que estamos pagando, mas foi outro que fez”, disse o ministro.

A mudança vai fazer com que essa etapa da educação básica passe a ser integral, ou seja, ela terá 1.400 horas em vez das 400 atuais.

Outra mudança é quanto ao currículo do ensino médio, que terá uma parte obrigatória e uma optativa.

Será 60% do currículo com disciplinas previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e os outros 40% será composto pelos itinerários formativos, onde o estudante poderá escolher uma entre cinco itinerários formativos se aprofundar. As áreas são:

1 – Linguagens e suas tecnologias

2 – Matemática e suas tecnologias

3 – Ciências da natureza e suas tecnologias

4 – Ciências humanas e sociais aplicadas

5 – Formação técnica e profissional

As escolas não precisarão ofertar as 5 áreas, mas pelo menos uma delas deve estar disponível aos estudantes. E caberá ao jovem buscar a instituição que oferta aquela que ele pretende estudar.

Em 2022 a mudança será implementada no 1º ano do ensino médio, no ano seguinte no 2º ano e em 2024 atingirá o 3º ano.

“A virada de chave para a implementação do novo ensino médio ocorrerá em 2022”, disse o secretário da Educação Básica do MEC, Mauro Rabelo.

Com essa mudança o ENEM passará a contemplar esses itinerários formativos em 2024.

Com a editoria de carreiras do FDR  você sempre fica bem informado.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.