Passo a passo para conseguir fazer 1 MIL pontos na redação do ENEM 2020

A redação é um ponto extremamente importante para os candidatos que vão fazer o Enem 2020, já que avaliação feita através dela é bem mais criteriosa do que a correção das provas objetivas das demais disciplinas no exame. Confira agora nossas dicas para atingir a pontuação máxima nessa prova.

Passo a passo para conseguir fazer 1 MIL pontos na redação do ENEM 2020
Passo a passo para conseguir fazer 1 MIL pontos na redação do ENEM 2020 (Imagem/Reprodução: Google)

Seguimos com nossa seção de dicas para o Enem 2020 falando sobre a redação.

O momento de realizar essa prova é um dos mais temidos por quem vai participar do Exame Nacional do Ensino médio, já que o tema é desconhecido e vários quesitos são avaliados por meio das 5 competências cobradas na redação. Confira nosso passo a passo.

Entenda a proposta de redação

Quando falamos da segunda competência nos referimos à capacidade de compreensão da proposta de redação. Para conseguir compreender a proposta é necessário ler atentamente o tema e os textos de apoio.

Nesse quesito o estudante pode cair na fuga parcial ou total do tema, justamente por não compreender de fato o que está sendo solicitado a ele.

Por exemplo, em 2017 o tema da redação foi: “Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil” e os temas de apoio falavam sobre libras (linguagem de sinais), acontece que muitos candidatos acabaram escrevendo sobre o signo do zodíaco, ou seja, fugiram do tema.

Estruture a sua redação

O texto que o estudante deverá atender no Enem 2020 é dissertativo argumentativo.

Ele possui uma estrutura característica que os candidatos devem respeitar ao elaborar sua redação. Basicamente a estrutura é a seguinte:

  • Introdução, com 4 a 6 linhas.
  • Desenvolvimento, geralmente são dois parágrafos de, com 7 a 9 linhas cada um.
  • Conclusão, com 7 a 9 linhas

É importante lembrar que os parágrafos devem ter ligação um com o outro, para não parecerem pontas soltas dentro do texto.

Explore seu conhecimento de mundo

Também na competência 2 é esperado que o estudante consiga associar o tema a diversos outros assuntos de áreas diversas, ou seja, demonstrar o seu conhecimento de mundo.

Fazer uso de citações pode ser um bom recurso para demonstrar conhecimento a quem vai ler o seu texto.

Não se esqueça da proposta de intervenção. Os temas propostos sempre estão ligados a problemas/desafios da nossa sociedade.

Por isso, para atender a competência 5 o estudante precisa apresentar propostas que resolvam os problemas que ele tiver citado no texto.

É importante lembrar que ao apontar possíveis soluções é interessante também apontar quem deveria executar essas ações, seja o Estado, determinado ministério, entre outros atores sociais.

Continue acompanhando a editoria de Carreiras no portal  FDR.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.