O Governo do Mato Grosso do Sul (MS) liberou as inscrições para o auxílio emergencial voltado às empresas de turismo. Os interessados em participar do programa Incentiva+MS Turismo têm até o dia 8 de agosto para se inscreverem.
A iniciativa tem justamente o objetivo de amparar um dos setores mais afetados economicamente pelos impactos da pandemia da Covid-19. Pois, desde o início da crise sanitária e as respectivas restrições de circulação e recomendação de distanciamento e isolamento social, as atividades do setor de turismo precisaram ser paralisadas.
Neste sentido, o Governo do Mato Grosso do Sul visa disponibilizar um apoio financeiro através de um auxílio emergencial temporário, alternativa adotada por diversos governos estaduais e municipais pelo Brasil. Serão contempladas tanto as pessoas físicas quanto jurídicas que exercem atividades relacionadas ao turismo.
De acordo com a coordenação do programa Incentiva+MS Turismo, o projeto será viabilizado em parceria com a Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (FUNDTUR).
A instituição atenderá as necessidades dos guias de turismo, Microempreendedores Individuais (MEI) e Microempresas (ME) que possuem os seguintes estabelecimentos comerciais:
- Restaurantes e semelhantes;
- Bares e demais estabelecimentos especializados em bebidas;
- Lanchonetes;
- Casas de chá, suco e similares;
- Serviços ambulantes de alimentação;
- Operadores turísticos;
- Agências de viagens;
- Serviço de organização de feiras, congressos, exposições e festas.
Os profissionais que atuam em algum desses segmentos devem se inscrever pelo site: www.turismo.ms.gov.br. Ressaltando que as inscrições acontecerão exclusivamente pelo formato virtual.
Ao acessar o portal, basta clicar no menu com o nome do programa situado no canto superior direito ou no banner principal.
Em seguida o usuário será redirecionado a uma página onde ele deverá preencher um formulário com informações pessoais e referentes ao exercício profissional.
Desta forma, o cadastro ficará sujeito à análise realizada pelos coordenadores do auxílio emergencial do turismo, e se aprovado, o empreendedor terá direito a receber seis parcelas mensais no valor de R$ 1 mil cada.
O auxílio emergencial do programa Incentiva+MS Turismo foi dividido em etapas, de modo que neste primeiro momento, que terá duração de 15 dias, haverá as inscrições.
Posteriormente, começará a etapa de avaliação dos documentos enviados perante a comissão competente, para que somente então a lista de aprovados seja divulgada e os pagamentos efetuados.
Na oportunidade, o diretor-presidente da Fundação de Turismo do MS (Fundtur), Bruno Wendling, disse que a iniciativa de promover um auxílio emergencial para o setor de turismo através do megapacote do Estado veio em uma boa hora.
Este megapacote denominado de Retomada MS conta com um investimento na margem de R$ 763 milhões viabilizados em virtude dos esforços do governador Reinaldo Azambuja há cerca de um mês.
O megapacote do Mato Grosso do Sul abrange tanto os auxílios financeiros, quanto as devidas medidas fiscais e concessão de microcrédito com todas as orientações necessárias. Este é considerado o maior investimento contra os impactos provenientes da pandemia da Covid-19 no Brasil.