Empresas de turismo têm até agosto para inscrição no auxílio emergencial do MS

O Governo do Mato Grosso do Sul (MS) liberou as inscrições para o auxílio emergencial voltado às empresas de turismo. Os interessados em participar do programa Incentiva+MS Turismo têm até o dia 8 de agosto para se inscreverem. 

Empresas de turismo têm até agosto para inscrição no auxílio emergencial do MS
Empresas de turismo têm até agosto para inscrição no auxílio emergencial do MS. (Imagem: Marcos Rocha/ FDR)

A iniciativa tem justamente o objetivo de amparar um dos setores mais afetados economicamente pelos impactos da pandemia da Covid-19. Pois, desde o início da crise sanitária e as respectivas restrições de circulação e recomendação de distanciamento e isolamento social, as atividades do setor de turismo precisaram ser paralisadas. 

Neste sentido, o Governo do Mato Grosso do Sul visa disponibilizar um apoio financeiro através de um auxílio emergencial temporário, alternativa adotada por diversos governos estaduais e municipais pelo Brasil. Serão contempladas tanto as pessoas físicas quanto jurídicas que exercem atividades relacionadas ao turismo. 

De acordo com a coordenação do programa Incentiva+MS Turismo, o projeto será viabilizado em parceria com a Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (FUNDTUR).

A instituição atenderá as necessidades dos guias de turismo, Microempreendedores Individuais (MEI) e Microempresas (ME) que possuem os seguintes estabelecimentos comerciais:

  • Restaurantes e semelhantes; 
  • Bares e demais estabelecimentos especializados em bebidas;
  • Lanchonetes;
  • Casas de chá, suco e similares; 
  • Serviços ambulantes de alimentação;
  • Operadores turísticos;
  • Agências de viagens;
  • Serviço de organização de feiras, congressos, exposições e festas.

Os profissionais que atuam em algum desses segmentos devem se inscrever pelo site: www.turismo.ms.gov.br. Ressaltando que as inscrições acontecerão exclusivamente pelo formato virtual.

Ao acessar o portal, basta clicar no menu com o nome do programa situado no canto superior direito ou no banner principal. 

Em seguida o usuário será redirecionado a uma página onde ele deverá preencher um formulário com informações pessoais e referentes ao exercício profissional.

Desta forma, o cadastro ficará sujeito à análise realizada pelos coordenadores do auxílio emergencial do turismo, e se aprovado, o empreendedor terá direito a receber seis parcelas mensais no valor de R$ 1 mil cada. 

O auxílio emergencial do programa Incentiva+MS Turismo foi dividido em etapas, de modo que neste primeiro momento, que terá duração de 15 dias, haverá as inscrições.

Posteriormente, começará a etapa de avaliação dos documentos enviados perante a comissão competente, para que somente então a lista de aprovados seja divulgada e os pagamentos efetuados. 

Na oportunidade, o diretor-presidente da Fundação de Turismo do MS (Fundtur), Bruno Wendling, disse que a iniciativa de promover um auxílio emergencial para o setor de turismo através do megapacote do Estado veio em uma boa hora.

Este megapacote denominado de Retomada MS conta com um investimento na margem de R$ 763 milhões viabilizados em virtude dos esforços do governador Reinaldo Azambuja há cerca de um mês. 

O megapacote do Mato Grosso do Sul abrange tanto os auxílios financeiros, quanto as devidas medidas fiscais e concessão de microcrédito com todas as orientações necessárias. Este é considerado o maior investimento contra os impactos provenientes da pandemia da Covid-19 no Brasil. 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Laura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.