Cidade do Rio antecipa calendário de vacinação com 1ª dose até agosto

Nesta quinta-feira, 15, o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, decidiu antecipar novamente o calendário de vacinação contra a Covid-19 na capital carioca. A ampliação visa imunizar todos os adultos com 18 anos ou mais até o dia 18 de agosto com a primeira dose. 

Cidade do Rio antecipa calendário de vacinação com 1ª dose até agosto
Cidade do Rio antecipa calendário de vacinação com 1ª dose até agosto. (Imagem: Agência Brasil)

O comunicado foi feito junto ao secretário municipal de Saúde, Daniel Sonraz, durante uma transmissão ao vivo. Na ocasião, a ação foi chamada pelo chefe da pasta como um planejamento “superousado”, tendo em vista que o município tem pouco mais de um mês para cumprir a meta estabelecida. 

Porém, o secretário de Saúde explicou que a antecipação do calendário de vacinação será possível mediante a chegada de uma nova remessa de vacinas da Pfizer no mês de agosto.

A ideia é utilizar todo o estoque de imunizantes em posse do município, que deve contar com a colaboração dos cidadãos cariocas para que o cronograma seja cumprido com sucesso.

O prefeito Eduardo Paes ainda ressaltou que, “daqui a 34 dias, vai estar todo mundo vacinado com a primeira dose. Todos os cariocas adultos”, afirmou. 

A previsão para até o fim desta semana é que todos os adultos com 35 anos de idade ou mais sejam vacinados. A vacinação desta faixa etária deve ser concluída em julho com pessoas de 33 anos. 

Do mês de agosto em diante, o calendário de vacinação terá um progresso ainda mais rápido, começando com os adultos na faixa dos 32 anos de idade no dia 2 de agosto. Em seguida, cada data contemplará uma idade até o dia 18 de agosto. 

Enquanto isso, a Prefeitura do Rio de Janeiro também estuda a possibilidade da aplicação de uma dose de reforço da vacina contra a Covid-19 em idosos a partir de outubro.

Por outro lado, os adolescentes na faixa etária de 12 a 17 anos devem ser vacinados com doses da Pfizer a partir do dia 23 de agosto, com previsão para que todos os integrantes deste grupo sejam imunizados até o dia 10 de setembro.

O prefeito Eduardo Paes ainda brincou ao provocar o governador de São Paulo, João Doria, dizendo que caso tudo ocorra como o esperado, será possível concluir o calendário de vacinação dois dias antes que o Estado de São Paulo.

“Fique tranquilo em casa, descansa da Covid-19 e, pelo amor de Deus, não me dê mais confusão. Eu não tenho mais como esticar do que estamos esticando”, brincou Paes se referindo ao plano de Doria. 

Calendário de vacinação até o fim de julho

Calendário de vacinação até 18 de agosto

Conecte SUS: Cadastro, Login e Consulta de Exames e Serviços no App (Cartão e Vacina)

YouTube video player
Laura AlvarengaLaura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.
Sair da versão mobile