Unicamp diz que volta às aulas no 2º semestre vai depender da vacinação

Plano de retomada da educação elaborado pela instituição prevê que o retorno acontecerá 14 dias após a imunização completa da população. A Unicamp já informou que estima a retomada total apenas para o próximo ano.

Unicamp diz que volta às aulas no 2º semestre vai depender da vacinação
Unicamp diz que volta às aulas no 2º semestre vai depender da vacinação (Imagem/Reprodução: Estratégias Vestibulares)

As universidades em São Paulo já possuem a permissão para o retorno das suas atividades presenciais no segundo semestre desse ano. No entanto, a Universidade Estadual de Campinas já elaborou o seu plano de retomada e ela não deve acontecer agora.

As aulas na instituição estão suspensas desde 13 de maço de 2020, ou seja, já é mais de um ano sem atividades presenciais.

Como será o retorno das atividades presenciais na Unicamp?

Não há uma data de fato determinada para essa volta, ela deve acontecer de acordo com o plano de imunização do governo estadual.

Sendo que será considerada a vacinação completa dos funcionários, professores e alunos e apenas após 14 dias dela é que as aulas retomarão.

De acordo com o plano de vacinação do estado, até 20 de agosto todos os adultos estarão imunizados com a primeira dose.

No entanto, algumas vacinas possuem o prazo de 3 meses entre doses. Isso faria com que as aulas pudessem ser retomadas apenas em novembro.

Por hora, o que a Unicamp vai fazer é ofertar atividades para cursos que utilizem o Hospital de Clínicas e em pesquisas laboratoriais da pós-graduação; sempre respeitando o limite máximo de 60% de ocupação, distanciamento estabelecido e o uso de máscara.

“Nós podemos trabalhar com a hipótese de trabalhar as aulas práticas em novembro, e esse problema ficaria de ordem menor. (…) Outra possibilidade seria a gente verificar quem são as pessoas que já estão com segunda dose e essas voltarem à atividade presencial enquanto as outras estão sendo vacinadas”, afirmou o reitor Antônio José de Almeida Meirelles.

Volta às aulas na Unicamp

Retomar as atividades presenciais não significa apenas que aulas serão ofertadas. A instituição também oferta moradia universitária e refeição para diversos estudantes que não são da região.

Assim, para que o retorno aconteça esses aspectos terão que ser observados, informou o reitor.

“Mais de 60% dos nossos alunos são de fora da Região Metropolitana de Campinas, isso implica que o retorno depende de condições de moradia, então a gente tem que acionar com certa antecedência”.

Com a editoria de carreiras do FDR  você sempre fica bem informado.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.