Quem pode se inscrever nas edições do PROUNI e FIES de 2021.2?

Os estudantes que querem se inscrever no segundo semestre do Programa Universidade para Todos (ProUni) e Fies, devem estar atentos ao período de inscrições. Os portais passam a aceitar novos cadastros em breve. 

Quem pode se inscrever nas edições do PROUNI e FIES de 2021.2?
Quem pode se inscrever nas edições do PROUNI e FIES de 2021.2? (Foto: Divulgação/Prouni)

Prouni

O Programa Universidade para Todos (ProUni) foi criado em 2004 com a intenção de incluir os estudantes que não conseguem pagar a faculdade.

Sendo assim, são selecionados estudantes para terem bolsas parciais e integrais em universidades particulares. 

As bolsas podem ser de 50% ou de 100%, mas para isso é necessário que o estudantes esteja encaixado nos requisitos.

Neste ano de 2021, o programa vai utilizar as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) mais recente, ou seja, de 2020 nesse segundo semestre.

Quem pode participar do Prouni?

Para participar é necessário:

Com exceção dos docentes, os outros candidatos não podem ter diploma do ensino superior.

Como se inscrever?

A inscrição pode ser realizada totalmente online pelo site do Prouni, no período de inscrição. Após isso é preciso realizar um cadastro fornecendo o CPF e o número de inscrição do último Enem.

O prazo para a realização da inscrição é de quatro dias, por isso não deixe para a última hora já que o site pode ficar congestionado e acabar não conseguindo realizar a inscrição.

Cronograma do Prouni 

Fies 

O Fies é um programa de financiamento estudantil para aqueles que desejam ingressar no ensino superior em universidades privadas.

O programa hoje, possui duas categorias: a primeira oferece vagas com juros zero para os estudantes com renda mensal familiar de até três salários mínimos. 

A segunda é chamada P-Fies, que é direcionada para os estudantes que têm renda mensal familiar de até cinco salários mínimos.

 Quem pode participar?

Para se inscrever é preciso que o estudante tenha participado de uma das edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a partir do ano de 2010.

Além disso, é preciso que tenha obtido ao menos 450 pontos na média das cinco provas do exame, além de nota superior a zero na redação do Enem.

Cronograma

Sair da versão mobile