Doria compra CoronaVac exclusiva para paulistas e promete avanço no calendário

Governo de São Paulo amplia o cronograma de vacinação contra o novo coronavírus. Nessa quarta-feira (07), João Doria (PSDB) informou que toda a população com mais de 18 anos será vacinada mais rápido. O gestor acaba de comprar um novo lote do imunizante alterando assim o andamento da campanha.

Doria compra CoronaVac exclusiva para paulistas e promete avanço no calendário (Imagem: Sergio Andrade/Governo do Estado de São Paulo/Agência Brasil)
Doria compra CoronaVac exclusiva para paulistas e promete avanço no calendário (Imagem: Sergio Andrade/Governo do Estado de São Paulo/Agência Brasil)

A campanha de vacinação contra o novo coronavírus segue movimentando a agenda das secretarias de saúde estaduais. Em São Paulo, João Doria acaba de confirmar seu interesse em antecipar o período de imunização e para isso vem comprando novos lotes da vacina.

Novos informes

Em coletiva no Palácio dos Bandeirantes, o gestor prometeu que estará vacinando todos os maiores de 18 anos até o mês de outubro. Ele aproveitou a ocasião para divulgar no novo cronograma de vacinação que se estenderá até o fim do ano.

Nossa previsão [para vacinação de todos os adultos] era de 31 de dezembro, mas agora estamos dizendo para 31 de outubro. Nós fechamos o planejamento do PEI [Programa Estadual de Imunização], a população com mais de 18 anos estará plenamente imunizada até essa data.

Segundo Doria, nesse momento o governo espera vacinar o máximo de pessoas possíveis com a primeira dose da vacina. Desse modo, cerca de 35 milhões de paulistanos deverão ficar imunes, até o momento o número é de 17 milhões.

“Nós estamos projetando baseado no que está no site do Ministério da Saúde. A cada momento, ele renova essa projeção. No mês de junho, tivemos até uma redução daquilo que tivemos de expectativa de vacinas”, afirmou Regiane de Paula, coordenadora do PEI.

“Temos certeza de que, se a entrega for feita, poderemos vacinar todos os brasileiros adultos de São Paulo até 31 de outubro.”

Compra da CoronaVac

Na mesma coletiva, o governo estadual anunciou a compra de 4 milhões de doses prontas da CoronaVac.

Isso significa que o novo lote chega direto da China, e não vai precisar passar pelo Instituto Butantan. As doses são exclusivas para o estado. E chegam entre hoje (8), e o próximo dia 26 de julho.

Ainda assim, a parceria com o Butantan está mantida. E até agosto, pelo menos 100 milhões de doses devem ser entregues até o fim de agosto para o estado.

Calendário completo de vacinação contra o novo coronavírus em São Paulo

  • 55 a 59 anos: 1º a 20 de julho
  • 50 a 54 anos: 2 a 16 de agosto
  • 45 a 49 anos: 17 a 31 de agosto
  • 40 a 44 anos: 1º a 10 de setembro
  • 35 a 39 anos: 11 a 20 de setembro
  • 30 a 34 anos: 21 a 30 de setembro
  • 25 a 29 anos: 1 a 10 de outubro
  • 18 a 24 anos: 11 a 31 de outubro
  • Profissionais da educação (18 a 44 anos): 21 a 31 de julho

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Eduarda Andrade
Maria Eduarda Andrade é mestranda em ciências da linguagem na Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo pela mesma instituição. Enquanto pesquisadora, atua na área de políticas públicas, economia criativa e linguística, com foco na Análise Crítica do Discurso. No mercado de trabalho, passou por veículo impresso, sendo repórter do Diario de Pernambuco, além de assessorar marcas nacionais como Devassa, Heineken, Algar Telecom e o Grupo Pão de Açúcar. Atualmente, dedica-se à redação do portal FDR, onde já acumula anos de experiência e pesquisas sobre economia popular e direitos sociais.