Prefeitura do Rio anuncia vacinação da COVID-19 para maiores de 18 anos

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (DEM), prevê vacinar todos os cariocas com mais de 18 anos até o mês de outubro. Com isso, neste momento planeja terminar a vacinação da COVID para pessoas com comorbidade ou deficiências permanentes nas próximas duas semanas.

Prefeitura do Rio anuncia vacinação da COVID-19 para maiores de 18 anos
Prefeitura do Rio anuncia vacinação da COVID-19 para maiores de 18 anos (Imagem: A Gazeta)

O calendário de vacinação da COVID poderá avançar na capital com a entrega de novos lotes de vacinas da AstraZeneca. Logo, será possível planejar os próximos passos do plano de imunização do Rio de Janeiro.

Porém, para que as datas sejam cumpridas será necessário o recebimento das vacinas informadas pelo Ministério da Saúde. Dessa maneira, caso ocorra atraso na entrega das doses o calendário de vacinação da COVID do Rio sofrerá atrasos.

De acordo com as datas previstas no mês de julho serão vacinadas as pessoas de 49 anos a 42 anos, sendo três dias para cada faixa etária. No mês de agosto a previsão da Prefeitura do Rio de Janeiro é vacinar entre 41 anos a 33 anos.

Assim como no mês anterior, a ideia é continuar vacinando uma faixa etária durante três dias. No mês seguinte, a previsão é aplicar as doses da vacina na faixa etária de 33 anos a 24 anos. Em outubro, último mês de aplicação da 1ª dose, continuará aplicando o imunizante entre 24 anos a 18 anos.

A aplicação da segunda dose está acontecendo para os idosos que tomaram a primeira dose no mês de abril. Com isso, é esperado que os outros recebam as doses de reforço no decorrer dos meses, conforme está indicado na ficha de vacinação da COVID.

Na última segunda-feira (5), o Rio de Janeiro realizou a repescagem da vacinação para os cariocas de 40 anos. Com isso, esse público, que perdeu a data da aplicação da dose, terá até o próximo sábado (10) para receber a vacina.

Segundo Paes, o intuito é reforçar a vacinação das pessoas com idade entre 40 e 59 anos. Esse público representa 45% das pessoas internadas com a doença na capital.

Além disso, as pessoas acima de 40 anos representam 80% dos leitos ocupados. O prefeito deixou claro que a repescagem prolongada é excepcional e não acontecerá em outra data. Por esse motivo, é muito importante completar a vacinação dessa faixa etária.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Glaucia Alves
Formada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atuou na área acadêmica durante 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar na equipe do FDR, produzindo conteúdo sobre finanças e carreira, onde já acumula anos de pesquisa e experiência.