Prova de vida do INSS: 3 formas de fazer o procedimento sem ir à agência

Pontos-chave
  • A Prova de vida do INSS voltou a ser exigida após ficar suspensa em março de 2020;
  • A suspensão foi por causa da pandemia de Covid-19 e voltou a ser solicitada no mês passado;
  • A Prova de vida do INSS é realizada todos os anos e tem como intuito evitar fraudes e pagamentos indevidos;

A prova de vida do INSS voltou a ser exigida após ficar suspensa em março de 2020. A suspensão foi por causa da pandemia de Covid-19 e voltou a ser solicitada no mês passado. Com isso, os segurados que não fizerem a comprovação terão o benefício bloqueado.

Prova de vida do INSS: 3 formas de fazer o procedimento sem ir à agência
Prova de vida do INSS: 3 formas de fazer o procedimento sem ir à agência. (Imagem: Reprodução/Contábeis)

A Prova de vida do INSS é realizada todos os anos e tem como intuito evitar fraudes e pagamentos indevidos. Porém, por causa da pandemia de Covid-19 a comprovação foi suspensa em março do ano passado.

Após mais de um ano, a Prova de vida do INSS voltou a ser exigido. Sendo assim, os aposentados e pensionistas do INSS devem realizar a comprovação ao longo do ano, conforme o calendário divulgado.

Alguns beneficiários devem fazer a comprovação o mais rápido possível. O primeiro grupo são os segurados do INSS que deveriam ter feito à prova antes de março de 2020. Segundo o Instituto Nacional do Seguro Social esse grupo é formado por 160 mil segurados.

Outro grupo que também terá o benefício bloqueado são os aposentados e pensionistas do INSS que foram convocados a realizar a Prova de Vida Digital. Esses segurados foram convocados para fazer o teste da ferramenta digital.

Calendário para a Prova de vida do INSS

O calendário da Prova de Vida do INSS ocorrerá de forma escalonada, conforme o mês de nascimento dos segurados, sendo dois grupos por mês.

Essa separação visa não causar aglomerações e evitar a propagação da Covid-19. Dessa maneira, a cada mês serão atendidos dois grupos de beneficiários:

Mês de vencimento original Mês em que deve ser feita
Até abril/2020 Junho/2021
Maio e junho/2020 Julho/2021
Julho e agosto/2020 Agosto/2021
Setembro e outubro/2020 Setembro/2021
Novembro e dezembro/2020 Outubro/2021
Janeiro e fevereiro/2021 Novembro/2021
Março e abril/2021 Dezembro/2021
Maio e junho/2021 Janeiro/2022
Julho e agosto/2021 Fevereiro/2022
Setembro e outubro/2021 Março/2022
Novembro e dezembro/2021 Abril/2022
Janeiro e fevereiro/2022 Maio/2022
Março e abril/2022 Junho/2022
Maio e junho/2022 Julho/2022

A Prova de vida do INSS é feita na data marcada pela instituição financeira. Geralmente, é marcado em uma data aleatória, mês de aniversário dos segurados ou do benefício. Caso não seja feita, o benefício é bloqueado ou, até mesmo, cancelado.

Prova de vida do INSS no caixa eletrônico

Os segurados que tiverem o pagamento bloqueado por falta da comprovação de vida podem fazer o desbloqueio no caixa eletrônico. Para isso, será preciso ter a biometria cadastrada no banco e realizar qualquer transação bancária.

Prova de vida do INSS: 3 formas de fazer o procedimento sem ir à agência
Prova de vida do INSS: 3 formas de fazer o procedimento sem ir à agência (Imagem: Reprodução / Pixabay)

Prova de vida do INSS por procuração

Os aposentados e pensionistas acamados ou que vivem no exterior podem fazer a Prova de vida do INSS, por meio de procuração. Atualmente, o representante legal precisa estar cadastrado no INSS.

Prova de vida do INSS digital

A Prova de vida Digital foi criada no ano passado e funcionou em formato de teste. Alguns beneficiários foram convocados e realizaram a comprovação online. A partir desse teste, a ferramenta foi instalada no app Meu INSS. Veja abaixo como fazer:

  • Faça o download do aplicativo Meu INSS e, em seguida, o login;
  • Uma mensagem avisando que chegou a hora de realizar a prova de vida deve aparecer, com um botão nomeado “Instale o Meu gov.br”;
  • Clique em “Autorizações”, selecione a pendência e clique em “Autorizar”;
  • Para tirar a foto, o aplicativo pedirá para utilizar a câmera do celular para tirar fotos e fazer vídeos. Escolha “Permitir”;
  • O sistema também solicitará uma informação do documento que está no cadastro do governo, como a data de emissão da CNH digital. Informe;
  • Em seguida, posicione o rosto no centro do círculo na tela do celular. O sistema solicitará que o usuário faça alguns movimentos;
  • Uma barra azul indicará quantos segundos faltam para a conclusão dos movimentos e, em seguida, a prova de vida será concluída.

No ano passado, 5,3 milhões segurados foram convocados para fazer parte do teste. Só foram convocados os aposentados e pensionistas que precisam possuíam o reconhecimento facial cadastrado no Departamento de Trânsito (Denatran) ou no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Glaucia Alves
Formada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atuou na área acadêmica durante 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar na equipe do FDR, produzindo conteúdo sobre finanças e carreira, onde já acumula anos de pesquisa e experiência.