INSS libera 2ª parcela do 13º salário para novo grupo nesta segunda (5)           

Hoje, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) pagará a 2ª parcela do 13º salário para três grupos de aposentados e pensionistas. A segunda parcela de antecipação do 13º vem com os descontos do Imposto de Renda, caso o pensionista seja um contribuinte.

INSS libera 2ª parcela do 13º salário para novo grupo nesta segunda (5)           
INSS libera 2ª parcela do 13º salário para novo grupo nesta segunda (5) (Imagem: montagem/FDR)

O pagamento da 2ª parcela do 13º salário ocorre de forma escalonada, conforme o final do NIS. Além disso, o INSS possui dois calendários de pagamentos.

O primeiro é para os segurados que recebem um salário mínimo e dura dez dias, pagando um grupo de beneficiário por dia.

O segundo calendário corresponde aos aposentados e pensionistas do INSS que recebem acima do piso nacional. Esse ocorre em paralelo com o outro, porém dura apenas cinco dias e paga dois grupos de beneficiários por dia.

O primeiro calendário começa no fim do mês e segue nos primeiros dias do mês seguinte. Já o segundo começa no início do mês e finaliza ainda nos primeiros cinco dias úteis. Diante disso, nesta segunda-feira (5), o INSS irá pagar a 2ª parcela do 13º salário para os segurados com o NIS terminado em 3 e 8.

É importante saber que o pagamento do 13º salário do INSS ocorre, geralmente, nos meses de agosto e novembro. Porém, devido à pandemia de Covid-19, o Governo Federal decidiu antecipar o pagamento.

O objetivo é tentar minimizar os impactos econômicos e sociais gerados pela doença. A mesma medida foi adotada no ano passado e conseguiu ajudar esse grupo a bancar as despesas geradas durante o período de calamidade pública.

A antecipação não gera nenhum custo extra para o Orçamento Geral da União, já que seu pagamento é previsto para acontecer no segundo semestre do ano. Dessa maneira, a única coisa que é feita é a antecipação do repasse dos valores das duas parcelas do 13º salário do INSS.

Calendário da 2ª parcela do 13º salário do INSS (salário mínimo)

Final 2ª parcela do 13º salário
1 24 de junho
2 25 de junho
3 28 de junho
4 29 de junho
5 30 de junho
6 01 de julho
7 02 de julho
8 05 de julho
9 06 de julho
0 07 de julho

Calendário da 2ª parcela do 13º salário do INSS (acima de um salário mínimo)

Final 2ª parcela do 13º salário
1 e 6 01 de julho
2 e 7 02 de julho
3 e 8 05 de julho
4 e 9 06 de julho
5 e 0 07 de julho

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Glaucia Alves
Formada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atuou na área acadêmica durante 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar na equipe do FDR, produzindo conteúdo sobre finanças e carreira, onde já acumula anos de pesquisa e experiência.