Calendário de pagamento do 13º salário do INSS para salário maior que o piso

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) está pagando o 13º salário para os aposentados e pensionistas desde maio. Desde a última quinta-feira (1), estão sendo contemplados aqueles que recebem o salário maior que o piso de R$1.100.

Calendário de pagamento do 13º salário do INSS para salário maior que o piso
Calendário de pagamento do 13º salário do INSS para salário maior que o piso (Foto:R7)

Quem pode receber o abono?

Mesmo sendo um benefício garantido pela previdência, nem todos os seus segurados podem ter acesso a esse pagamento.

Aqueles beneficiários que recebem salários referentes ao BPC, por exemplo, a concessão do 13º salário não é garantida por lei. Recebem o abono aqueles vinculados ao:

  • Auxílio-doença;
  • Auxílio-acidente;
  • Aposentadoria;
  • Pensão por morte;
  • Auxílio-reclusão;
  • Salário-maternidade.

Valor do 13° salário do INSS

Essa  antecipação do 13º salário foi dividida em duas rodadas. No mês de maio os segurados receberam 50% do benefício, ou seja, metade do valor do 13°. E mais 100% do salário tradicional.

Nos 50% serão repassados desde o mês de junho, serão aplicadas as taxações referentes ao IRPF 2021. Por conta disso, o valor é diferente do depositado na primeira rodada.

Calendário do 13° salário do INSS

Benefícios acima de um salário mínimo

Final do nº do benefício 1ª parcela (competência maio) 2ª parcela (competência junho)
1 e 6 01/jun 01/jul
2 e 7 02/jun 02/jul
3 e 8 04/jun 05/jul
4 e 9 07/jun 06/jul
5 e 0 08/jun 07/jul

As datas são organizadas de acordo com o valor que será recebido e o número final do benefício, sem levar em consideração o dígito. Sendo assim, se o número é 123.456.789 – 0, desconsidere o 0 que é o dígito, o número final é 9.

Recebem primeiro os beneficiários que ganham até um salário mínimo, que hoje está no patamar de R$1.100.

Aqueles que ganham mais que o piso nacional, recebe em datas diferentes. Caso o dia do pagamento cair em um feriado, o depósito será feito no dia útil seguinte.

Por que o 13° salário foi antecipado?

Essa não é a primeira vez que o INSS antecipa o pagamento do 13°, em 2020 os depósitos também aconteceram no primeiro semestre do ano. O motivo foi o mesmo de 2021: a movimentação da economia. 

Devido as fechamentos do comércio por conta das restrições da pandemia, a economia caía, até que surgiu a ideia de colocar dinheiro no mercado com essa antecipação. O valor, como já estava previsto nos cofres, não atrapalhou o governo.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!