A página digital do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) está com novos serviços. Por conta da volta da obrigatoriedade da prova de vida, a previdência social federal atualizou o Meu INSS. Para que assim, os segurados pudessem fazer a renovação de seus cadastros pela internet.
Depois que ser suspensa, o INSS voltou a exigir a prova de vida. De acordo com o instituto, os beneficiários podem acessar o Meu INSS para realizar esse procedimento sem sair de casa. Os beneficiários que terão acesso são apenas os com deficiência.
Como fazer prova de vida online?
Primeiro o beneficiário precisa se conectar no Meu INSS. Para isso, ele deve ainda estar registrado no portal do governo federal.
Usando o mesmo login e senha ele tem acesso a nova versão da previdência digital, basta seguir o passo a passo:
- Acesse o app Meu gov.br, clique em “Autorizações”. selecione a autorização marcada como pendente e clique em “Autorizar”;
- Confirme que aceita autorizar clicando em “Realizar Validação”;
- Clique em “Permitir” para que o app tenha acesso à câmera do aparelho celular;
- Para confirmar a identidade preencha o campo com a informação solicitada perante o documento e clique em “Prosseguir”;
- Leia atentamente as dicas para fazer a prova de vida;
- O app fará a leitura das imagens do rosto do segurado. Siga os comandos de tela e o círculo começará a ficar verde;
- Tente não tirar o rosto do círculo. Se isso acontecer, será preciso começar o processo novamente;
- Também é possível realizar o procedimento utilizando a câmera traseira com a ajuda de terceiros;
- A barra apresentada no inferior da tela irá indicar o tempo restante para concluir os movimentos faciais;
- Terminado os movimentos adequadamente, a prova de vida do INSS estará concluída.
Meu INSS
Esta é a central de serviços para os segurados da Previdência disponível na internet por meio de aplicativo ou pelo site meu.inss.gov.br.
Após cadastrar uma senha, o usuário da plataforma terá acesso a quase todas as informações sobre as suas contribuições e benefícios.
Aqueles que já recebem uma renda paga pela Previdência devem adquirir o hábito de utilizar o sistema para realizar a consulta ao extrato de pagamento.