Saque do FGTS: Três opções para receber o fundo de garantia em 2021.

Pontos-chave
  • FGTS pode ser retirado integralmente em cinco circunstâncias diferentes;
  • Saque do FGTS por aposentadoria, doença grave e aniversário, requer uma documentação específica para cada modelo.
  • Trabalhador deve contribuir com uma alíquota mensal de 8% para poupar o saldo do benefício.

O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), é uma espécie de poupança criada em 1966 pelo Governo Federal em parceria com a Caixa Econômica Federal (CEF). Através dele, o empregador contribui com uma alíquota mensal de 8% sobre o salário bruto que recebe pelo vínculo empregatício formal. O recolhimento e repasse do percentual é uma responsabilidade do empregador. 

Saque do FGTS: Três opções para receber o fundo de garantia em 2021
Saque do FGTS: Três opções para receber o fundo de garantia em 2021. (Imagem: Portal FGTS)

Para ter direito ao FGTS é preciso que o trabalhador se enquadre na categoria rural ou safreiros, atue em contrato de regime temporário ou intermitente, seja um trabalhador avulso, diretor não empregado, atleta profissional ou que exerça atividades no lar.

Independente do modelo de atuação, o aquisição do Fundo de Garantia é permitida somente nestas ocasiões:

Um mesmo trabalhador pode ter mais de uma conta de FGTS. As contas antigas, de vínculos empregatícios anteriores são consideradas contas inativas, enquanto a conta atrelada ao emprego atual se trata da conta ativa.

Para ter acesso ao benefício, é preciso apresentar uma série de documentos. Os principais são:

Porém, existem situações específicas que podem requerer uma documentação exclusiva. Veja alguns exemplos a seguir de acordo com cada caso:

Veja a seguir as particularidades dos principais modelos de saque do FGTS

Aposentadoria

Nos últimos meses, o FGTS passou por algumas alterações que possibilitam saques pontuais. Contudo, é importante ressaltar que embora seja uma das categorias menos divulgada, o saque do Fundo de Garantia para os aposentados continua disponível. 

Para isso, é preciso lembrar que não basta apenas atingir a idade de se aposentar, é preciso ter efetuado as contribuições previdenciárias junto ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) regularmente. Os aposentados da autarquia devem se atentar a duas regras distintas para o saque do benefício. 

A primeira delas se refere aos trabalhadores que optaram por continuar prestando serviços para a mesma empresa que trabalhava quando decidiu se aposentar.

Nesse caso é possível realizar o saque mensal da quantia depositada no Fundo de Garantia. Por outro lado, se o aposentado decidir ingressar em um novo posto de trabalho, o saldo fica retido até que seja demitido sem justa causa.

Lembrando que o aposentado que decidir permanecer trabalhando continua regido pelos mesmos direitos trabalhistas. Ou seja, registro na Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) e direito à multa de 40% referente à demissão sem justa causa. 

Para efetuar o saque do FGTS, o aposentado deve se dirigir a uma agência da Caixa Econômica e apresentar a seguinte documentação: 

Doença grave

Conforme mencionado anteriormente, o saque integral do FGTS também pode ser realizado quando o trabalhador é acometido por uma doença grave, ou os respectivos dependentes. Mas é importante ressaltar que não é qualquer dependente que tem direito a receber este benefício. Estão autorizados:

Se tratando do saque do FGTS em apoio ao tratamento de um dos dependentes mencionados, é preciso apresentar a seguinte documentação para comprovar o elo familiar:

Além do mais, não é qualquer doença que permite o saque do FGTS. De acordo com a Lei nº 8.036, de 1990, a retirada do benefício por motivos de doença é autorizada mediante os seguintes diagnósticos:

Documentos necessários para o saque do FGTS de cada doença alegada

HIV/Aids

Câncer

Saque do FGTS: Três opções para receber o fundo de garantia em 2021
Saque do FGTS: Três opções para receber o fundo de garantia em 2021. (Imagem: FDR)

Estágio terminal 

Saque-aniversário 

O saque-aniversário do FGTS é uma modalidade criada pela Caixa Econômica que possibilita ao trabalhador a retirada parcial do Fundo de Garantia. Através do aplicativo do FGTS, o trabalhador tem a oportunidade de optar entre o saque rescisão e o saque aniversário.

O saque rescisão do FGTS é aquele em que o trabalhador retira integralmente o valor depositado na poupança em respectiva titularidade. 

Por outro lado, o saque aniversário do FGTS permite a retirada de até 50% do valor total uma vez ao ano, sempre no mês de aniversário.

Portanto, os aniversariantes do mês de junho que desejam obter o benefício ainda em 2021, devem efetivar a adesão até o dia 30 desse mês. 

O saque aniversário do FGTS pode ser efetuado em até 30 dias após o mês-base, neste caso, até o dia 30 de julho. Lembrando que esta modalidade retira o direito do trabalhador ao saque rescisão, mesmo se o trabalhador for demitido sem justa causa. 

A opção por esta modalidade pode ser feita pelos seguintes canais:

Restituição do Imposto de Renda 2021 (Como Consultar Datas, Lotes e Valores)

YouTube video player
Laura AlvarengaLaura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.
Sair da versão mobile