A capital maranhense começou a imunizar os cidadãos ludovicenses após receber um novo lote contendo vacinas da Janssen. A vacinação com o imunizante da Johnson & Johnson que promete proteger com a aplicação de uma única dose teve início na última sexta-feira, 25, em São Luís do Estado do Maranhão.
Na oportunidade, as vacinas serão direcionadas à repescagem de adultos com 50 anos de idade ou mais que ainda não foram vacinados com a primeira dose. A partir do momento em que a imunização do público geral a partir de 18 anos foi liberada pelo Ministério da Saúde no mês de maio deste ano.
São Luís é apenas uma das cidades maranhenses contempladas pela distribuição de doses da vacina.
Ao todo, 12 cidades maranhenses foram contempladas pela distribuição: São Luís, São José de Ribamar, Raposa, Paço do Lumiar, Imperatriz, Balsas, Caxias, Bacabal, Pinheiro, Coroatá, Açailândia, Santa Inês e Presidente Dutra.
Conforme apurado, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) do Maranhão recebeu 42.100 doses na última quinta-feira, 24.
A seleção dos municípios ficou na responsabilidade da Comissão Intergestores Bipartites (CIB). Conforme recomendação do Ministério da Saúde, a prioridade é para que as vacinas da Janssen sejam destinadas a pessoas com comorbidades, com deficiência permanente e trabalhadores da educação que atuam no ensino básico.
Somente após concluírem a vacinação dos grupos prioritários do Plano de Imunização Nacional (PNI), os municípios estão autorizados a ampliar o calendário de imunização para os demais públicos.
Lembrando que os Estados e municípios brasileiros têm autonomia para fazerem as devidas modificações na aplicação das vacinas de acordo com a disponibilidade e necessidade de cada localidade.
É o caso da Prefeitura de São Luís que optou por destinar as doses recebidas para a repescagem da faixa etária de 50 anos de idade.
Vacina Janssen
O Brasil firmou um contrato com a farmacêutica para a aquisição de 38 milhões de doses de vacinas da Janssen, das quais 1,5 milhão já foram entregues no fim da última semana. A previsão é para que todos os lotes sejam enviados ao Brasil até o final de 2021.
Esta é a primeira e única vacina contra a Covid-19 produzida em todo o mundo até então, que assegura a vacinação mediante a aplicação de uma única dose.
No entanto, é preciso se atentar, pois o prazo de validade da vacina da Janssen terminou no dia 27 de junho, embora o ministro Marcelo Queiroga tenha garantido que não serão desperdiçadas.
Por outro lado, é importante mencionar que a agência reguladora de medicamentos nos Estados Unidos da América (EUA), decidiu estender o prazo de validade do imunizante por mais quatro meses. Desta forma, o lote atual em posse do Brasil pode ser utilizado até o mês de agosto.
Tendo em vista a aplicação dessas doses, a expectativa é para que cerca de três milhões de brasileiros sejam imunizados ainda neste mês de junho, tendo em vista que ainda há mais um lote para ser entregue nos próximos dias.