Prefeitura de SP cria app para acompanhar fila de vacinação da Covid nos postos

Na primeira quinzena do mês de julho, a Prefeitura de São Paulo (SP) lançou o aplicativo De Olho Na Fila. A plataforma permite que os paulistas acompanhem a situação de cada posto de vacinação da Covid-19 na capital. 

Prefeitura de SP cria app para acompanhar fila de vacinação da Covid nos postos
Prefeitura de SP cria app para acompanhar fila de vacinação da Covid nos postos. (Imagem: Terra)

Apelidado de filômetro, o aplicativo informa em tempo real o andamento da fila de espera em cada um dos postos de vacinação da Covid em São Paulo. A ferramenta foi criada com o objetivo de evitar aglomerações nas unidades e otimizar os atendimentos voltados à imunização dos cidadãos paulistas. 

Neste sentido, a plataforma é atualizada a cada duas horas pela Prefeitura de São Paulo. Na oportunidade, o secretário municipal de Saúde, Edson Aparecido, ressaltou que a partir de agora, a população paulista é economicamente ativa. Por esta razão, irão reservar um período para serem imunizados. 

Após fazer o download e acessar o De Olho na Fila, o usuário consegue visualizar cada um dos postos de vacinação da Covid-19 distribuídos em categorias. São elas: Posto Volante, Drive-thru e Mega Posto. 

No campo destinado aos Postos Fixos ainda há subcategorias com base em cada região da capital paulista, Centro, Leste, Norte, Oeste e Sul. A organização foi implementada pela Coordenadoria Regional de Saúde de SP. 

Para se manter atualizado sobre a vacinação da Covid-19 no Posto Volante, Drive-thru e Mega Posto, basta selecionar a opção desejada e em seguida será possível verificar todos os endereços de cada unidade da respectiva modalidade.

O usuário ainda conseguirá acompanhar a fila de espera, último horário da atualização e classificação  por cores do cenário, sendo:

  • Verde para “sem filas”;
  • Amarelo para “fila pequena”;
  • Laranja para “fila média”;
  • Vermelho para “fila grande”;
  • Cinza para “dados indisponíveis”.

Enquanto isso, as informações referentes aos Postos Fixos serão gerenciadas pela Coordenadoria Regional de Saúde, conforme mencionado. Os dados ficarão dispostos no campo de Supervisões Técnicas de Saúde (STS).

Ao selecionar esta alternativa, o aplicativo irá indicar todos os postos fixos de vacinação da Covid-19 em cada região da capital paulista, bem como os respectivos endereços, nível da fila por cor e horário da última atualização. 

Atualmente a vacinação da Covid-19 em SP contempla os adultos que compõem a faixa etária dos 47 anos de idade. Este grupo deve se dirigir a um dos pontos de vacinação munido de documento de identidade original com foto, CPF e comprovante de residência. 

Lembrando que o pré-cadastro para a imunização no site Vacina Já não é mais um procedimento obrigatório, embora seja altamente recomendado para otimizar o atendimento e reduzir o tempo de espera no ato da imunização. 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Laura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.