Salvador retoma calendário de vacinação após problemas no estoque

Após dois dias com o calendário de vacinação contra a Covid-19, a capital da Bahia, Salvador, retoma a imunização da população local nesta sexta-feira, 25. O anúncio foi feito pelo prefeito, Bruno Reis, que explicou que a paralisação ocorreu em virtude do esgotamento das doses das vacinas.

Salvador retoma calendário de vacinação após problemas no estoque
Salvador retoma calendário de vacinação após problemas no estoque. (Imagem: Reprodução/R7)

Desta forma, hoje o calendário de vacinação é voltado aos adultos com 46 anos de idade ou mais, exclusivamente para a aplicação da primeira dose do imunizante.

Aqueles que desejarem completar o esquema vacinal com a segunda dose precisam fazer o devido agendamento até o dia 30 de junho, próxima quarta-feira. 

Enquanto isso, neste fim de semana, sábado e domingo, 26 e 27, respectivamente, o calendário de vacinação atenderá os adultos na faixa etária dos 45 anos mediante a aplicação da primeira dose do imunizante. Nestes dois dias, não haverá atendimentos voltados à aplicação da segunda dose. 

Até o momento, a Prefeitura de Salvador ainda não fez nenhum comunicado quanto à necessidade de agendamento para receber a primeira dose da vacina contra a Covid-19 nos próximos dias.

Por enquanto, esta obrigatoriedade equivale apenas à segunda dose. Ressaltando que os pontos de vacinação, tanto fixos quanto drive-thru ainda não foram divulgados. 

Vale ressaltar que a retomada do calendário de vacinação em Salvador foi possível após o recebimento de um novo lote com doses de vacinas. Ao todo, a capital baiana recebeu 273,1 mil doses de imunizantes, dos quais, 92,1 mil se referem à vacina da Janssen e as 181 mil doses restantes são da Coronavac.

Das mais de 92 mil doses da vacina da Janssen, 50% permanecerá em posse da Prefeitura de Salvador, enquanto as demais serão proporcionalmente distribuídas entre os municípios da região metropolitana da Bahia. Bem como, nas cidades de Santo Amaro, Conde e Saubara. 

Diante do reabastecimento de doses das vacinas da Covid-19, será possível incluir a população em situação de rua no calendário de vacinação de Salvador.

A previsão é para que este público comece a ser imunizado no início da próxima semana, as datas oficiais ainda devem ser determinadas pelo prefeito, Bruno Reis. 

A Prefeitura de Salvador junto à Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), se organizou para atingir cerca de 7,5 mil munícipes integrantes do grupo prioritário pelo esquema vacinal contra a doença.

Se tratando unicamente da população em situação de rua, foi decidido que essas pessoas serão imunizadas com a vacina da Janssen, tendo em vista que ela tem eficácia com uma única dose.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Laura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.