A vacinação contra COVID-19 está avançando no país e logo menos teremos mais pessoas imunizadas e as chances do vírus se proliferar ainda menor. Saiba aqui calendário de vacinação do Rio de Janeiro e de São Paulo.
A Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro, divulgou um calendário único para a vacinação da população fluminense em geral contra o novo coronavírus.
O calendário teve como base na prefeitura do Rio e concede mais tempo para os municípios terminarem de realizar a imunização dos grupos prioritários. Até que todo esse público tome suas doses, 20% de todas as remessas que chegarem deverão ser reservadas.
De acordo com o cronograma, o estado deve seguir a vacinação de pessoas com comorbidades, deficiências permanentes e puérperas com fatores de risco até junho.
No mesmo período, devem ser vacinadas as pessoas em situação de rua e os chamados grupos especiais como presos, funcionários do sistema prisional, professores e integrantes das forças de segurança e salvamento e a população geral de 59 a 55 anos.
Aqueles municípios que forem alcançando as metas estabelecidas na vacinação dos grupos listados poderão dar prosseguimento à vacinação dos grupos especiais. Seguindo rigorosamente o critério de faixa etária, considerando da maior para menor idade, iniciando aos 59 anos até os 18 anos.
Calendário de vacinação contra COVID-19 do Rio de Janeiro
Junho
- Pessoas com comorbidades e deficientes
- Agentes das forças de segurança e salvamento;
- Trabalhadores da educação,
- Funcionários e detentos do sistema penal
- Sem-teto;
- População em geral dos 59 anos a 55 anos.
Julho
- 54 a 45 anos.
Agosto
- 44 a 35 anos.
Setembro
- 34 a 25 anos.
Outubro
- 24 a 18 anos.
Comorbidades
A primeira edição do calendário seguirá a ordem dos grupos prioritários definidos no Programa Nacional de Imunizações, composto pelas pessoas com:
- comorbidades;
- pessoas com deficiência permanente com benefício de prestação continuada (BPC);
- autismo;
- paralisia cerebral;
- renais crônicos em diálise;
- nanismo;
- mielomeningocele;
- deficientes visuais, acima de 18 anos;
- gestantes e puérperas com comorbidades
Calendário de vacinação da COVID-19 em São Paulo
O governador de São Paulo, João Doria, anunciou o avanço na vacinação contra o novo coronavírus. Inicialmente, o cronograma iria até outubro, mas foi antecipado em um mês e deve imunizar com a 1ª dose todos os adultos com mais de 18 anos até setembro.
- 16/06 a 22/06: 50 a 59 anos;
- 23 a 29/06: 43 a 49 anos;
- 30/06 a 14/07: 40 a 42 anos;
- 15 a 29/07: 35 a 39 anos;
- 30/07 a 15/08: 30 a 34 anos;
- 16 a 31/08: 25 a 29 anos;
- 1 a 15/09: 18 a 24 anos.
Cadastro
Para que a vacinação seja mais rápida, o governo recomenda que seja realizado o o pré-cadastro no site VacinaJá, que diminui o tempo de espera no momento da vacinação.
O pré-cadastro não é obrigatório, e os cidadãos que não puderem preenchê-lo poderão se vacinar normalmente, informando seus dados presencialmente no momento da vacinação.