Governo do Paraná cria programa para oferecer moradia popular no estado

No Paraná, população em vulnerabilidade terá acesso ao sonho da casa própria. Nessa quarta-feira (23), o governo do estado fechou nova parceria com a Caixa Econômica Federal, consolidando um novo programa de moradia popular. A previsão é de que cerca de 30 mil famílias sejam beneficiadas.

Governo do Paraná cria programa para oferecer moradia popular no estado (Imagem: MFP Construtora)
Governo do Paraná cria programa para oferecer moradia popular no estado (Imagem: MFP Construtora)

Ainda lidando com os efeitos econômicos do novo coronavírus, o governo do Paraná acaba de otimizar o funcionamento de seu programa de moradia popular.

Em parceria com a Caixa, a gestão estará investindo R$ 450 milhões na construção dos imóveis destinados para a população menos favorecida.

Detalhes do projeto

Segundo o texto da pasta, a parceria entre o poder público e a Caixa permitirá a concessão de R$ 15 mil por família que deverá utilizar os recursos para subsidiar os custos de entrada dos financiamentos.

A ação vem sendo feita em integração com o projeto Casa Verde e Amarela, gerenciado pelo governo federal.

O convênio foi assinado pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior e o presidente da Caixa, Pedro Guimarães, nesta semana. Sua execução será destinada especificamente para as famílias que tenham renda máxima de até três salários mínimos, suprindo assim parte do déficit habitacional estadual.

Com o aporte público, o Casa Fácil se torna o maior projeto habitacional estadual já desenvolvido do Brasil. A expectativa é de que sua execução resulte na consolidação de cerca de 100 mil empregos diretos e indiretos na indústria da construção civil.

“O diferencial agora é que o Governo do Estado dará a entrada no imóvel para quem recebe até três salários mínimos, facilitando o acesso à casa própria às pessoas que não conseguem guardar esse dinheiro para dar entrada ao financiamento”, explicou o governador.

“Estamos falando de 30 mil casas espalhadas em praticamente todas as cidades do Estado, o que vai movimentar muito o setor da construção civil. Além de resolver um problema social, realizando o sonho da casa própria, também vai movimentar a economia e gerar 100 mil empregos”, concluiu.

Processo de solicitação

Para dar entrada na solicitação de financiamento, o cidadão deverá entrar em contato com as unidades da Caixa Econômica de sua região, assim que os habitacionais passarem a ser levantados. Todas as regras de entrada serão divulgadas ao longo dos próximos dias.

Para acompanhar a concessão dos programas habitacionais em todo o país, acompanhe nossa página exclusiva do Casa Verde e Amarela.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.