Feriado de São João: O que abre e fecha em algumas capitais do Nordeste

Pontos-chave
  • As regras de funcionamento variam conforme o município;
  • Algumas regras seguem medidas restritivas contra a covid-19;
  • Alguns estabelecimentos do mesmo setor possuem horários diferentes de funcionamento.

Nesta quinta-feira (24), acontece o feriado de São João. Por conta desta celebração, há alteração nos horários de funcionamento em diversas cidades do Nordeste. Entenda o que abre e fecha nas cidades de Aracaju, Salvador, Recife e João Pessoa durante esta data.

Feriado de São João: O que abre e fecha em algumas capitais do Nordeste
Feriado de São João: O que abre e fecha em algumas capitais do Nordeste (Imagem: Marlon Costa/Pernambuco Press)

Situação de Aracaju durante o feriado de São João

Alguns serviços municipais terão o horário de funcionamento alterado, segundo a Prefeitura. Os órgãos públicos não terão expediente, com exceção dos considerados essenciais.

Algumas atividades seguem suspensas por conta das medidas restritivas contra a pandemia de covid-19.

  • Saúde

Na Rede de Atenção Primária (Reap), as quatro Unidades Básicas de Saúde com atendimento exclusivo para casos de síndromes gripais ou suspeitos de covid-19 funcionarão das 8h às 18h.

São elas: UBS Geraldo Magela (Orlando Dantas); UBS Onésimo Pinto (Jardim Centenário); UBS José Machado de Souza (Santos Dumont) e UBS Ministro Costa Cavalcante (Inácio Barbosa).

Na Rede de Urgência e Emergência (Reue), os hospitais municipais Fernando Franco e Nestor Piva — incluindo os contêineres para atendimento exclusivo de síndromes gripais e suspeita de covid-19 — mantém o serviço 24h.

A urgência odontológica, assim como a urgência clínica, ofertada no Hospital Fernando Franco também funcionará normalmente.

Na Rede de Atenção Psicossocial (Reaps), o atendimento dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) segue aberto. No entanto, no feriado funcionará somente o acolhimento noturno.

O Centro de Especialidades Médicas (Cemar Siqueira Campos), presente na Rede de Atendimento Especializado (Reae), não funciona aos finais de semana e feriados. O serviço retorna na sexta-feira (25), das 7h às 18h.

  • Vacinação

A Prefeitura oferecerá a aplicação da segunda dose para o público que está apto a completar o ciclo vacinal.

Ela disponibilizará sete pontos de vacinação, que funcionarão das 8h às 16h — com exceção do drive thru do Parque da Sementeira, que fica à disposição do público das 8h às 17h. São eles:

  • UBS Santa Terezinha, bairro Robalo;
  • Auditório da Escola Presidente Vargas, bairro Siqueira Campos;
  • Quadra do Colégio CCPA, bairro Grageru;
  • UBS Augusto Franco, bairro Farolândia;
  • Faculdade Pio Décimo, bairro Jabotiana;
  • Centro Educacional Professor José Sebastião dos Santos (Cepjss), bairro Ponto Novo;
  • Drive-thru do Parque Augusto Franco – Sementeira.
  • Mercados

Apenas o mercado central Maria Virgínia funciona até o meio dia.

  • Feiras Livres

As feiras livres dos bairros Santos Dumont (manhã) e Jabotiana (tarde) funcionarão normalmente.

  • Operacional

A coleta domiciliar do lixo ocorre normalmente. Os serviços de limpeza pública serão realizados com equipe reduzida. Os ecopontos da cidade a coleta seletiva e o programa Cata Treco não funcionarão. A equipe de podação trabalhará em regime de plantão.

  • Parques e Orlas

Os parques Augusto Franco (Sementeira) e Ecológico Poxim estarão fechados.Os serviços de embarque de desembarque na Orla Pôr do Sol “Jornalista Cleomar Brandi” estarão suspensos. Está proibido o acesso à praia do Viral, por transporte terrestre ou náutico, tal como outras praias do litoral.

  • GMA, Defesa Civil e Procon

A Guarda Municipal de Aracaju (GMA) atuará normalmente. A Defesa Civil seguirá com equipes no plantão, com atendimento pelo número emergencial 199. O Procon Aracaju não funcionará.

Os órgãos operacionais da Semdec atuam, de forma contínua, nas ações de enfrentamento à pandemia, com fiscalizações integradas.

  • Educação

A Casa de Ciência e Tecnologia da Cidade de Aracaju Galileu Galilei (CCTECA) — presente no Parque Governador Augusto Franco (Parque da Sementeira) — e as unidades de ensino municipais continuam fechadas por conta das medidas restritivas.

  • Funcaju

Todas as unidades da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju) seguem fechadas para atendimento externo, por tempo indeterminado, devido às medidas restritivas.

  • Shoppings

De acordo com o Infonet, os shoppings RioMar Aracaju e Jardins não funcionarão. O Shopping prêmio também permanece fechado. O Aracaju Parque Shopping estará fechado, com funcionamento apenas na praça de alimentação por meio de delivery.

  • Ceasa

A Central de Abastecimento funciona das 3h às 16h, de acordo com o G1.

Situação de Salvador durante o feriado de São João

As repartições públicas municipais de atendimento ao público suspenso, segundo a Prefeitura. Os serviços essenciais, serão mantidos. O transporte terá horário especial, devido ao toque de recolher.

  • Transporte 

De quarta (23) a domingo (27) o funcionamento acontece até 20h30 nos principais corredores e até 21h30 nas estações de transbordo.

  • Trânsito 

O monitoramento da Transalvador acontece em especial nos horários de pico, nos locais de saída e entrada da cidade, centros de compras populares e adjacências, entre a noite da quarta-feira (23) e a manhã da segunda-feira (28).

Haverá intensificação do monitoramento, por meio do Núcleo de Operação Assistida (NOA) e nas ruas, dos principais acessos, como o Acesso Norte (BR-324) e a saída pelo Litoral Norte.

Com a suspensão dos serviços na rodoviária e no ferry boat, essas regiões não terão atuação reforçada este ano — diferente do que vai acontecerá nas proximidades de feiras e mercados populares.

  • Ascensores 

O Elevador Lacerda funciona das 7h às 19h com tarifa a R$0,15. O Plano Inclinado Gonçalves não funciona no feriado. Já o Plano Inclinado da Liberdade também não estará disponível no feriado.

  • Travessia Plataforma-Ribeira 

O funcionamento segue de segunda a sábado, das 6h às 19h, e domingos e feriados, das 7h às 19h.

  • Prefeituras-Bairro 

As Prefeituras-bairro de Salvador não funcionam no feriado.

  • Assistência Social e Simm 

Os Centros de Referência da Assistência Social (Cras), Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Restaurantes Populares e demais unidades vinculadas à Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esporte e Lazer (Sempre) terão o funcionamento suspenso na quinta-feira (24). com retorno na sexta (25).

O Serviço Municipal de Intermediação de Mão de Obra (Simm) segue o mesmo procedimento.

  • Educação 

As unidades escolares municipais estão em recesso até dia 4 de julho.

  • Segurança 

A Guarda Civil Municipal (GCM) seguirá com a operação Tira o Pé da Areia. A GCM prestará apoio à Superintendência de Trânsito do Salvador (Transalvador) para a realização das blitzen da Lei Seca e manterá as ações de patrulhamento preventivo e de proteção dos equipamentos públicos durante 24h.

  • Salvamar 

A Coordenadoria de Salvamento Marítimo (Salvamar) funcionará diariamente nas praias, das 8h às 18h, do Jardim de Alah a Ipitanga, em uma média de 32 postos.

  • Saúde 

As Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), gripários e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu-192) oferecerão atendimento durante 24h.
Já as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Unidades de Saúde da Família (USF) terão o funcionamento suspenso na quinta-feira (24) — os atendimentos serão retomados na sexta-feira (25).

  • Vacinação

A aplicação está suspensa devido à falta de vacinas. Caso um novo lote de vacinas seja enviado pelo Governo Federal, há previsão de retorno nesta sexta-feira (25).

  • Mercados municipais

As feiras e mercados municipais, administrados pela Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), funcionam em horário especial: das 5h às 12h. Nos demais dias, o funcionamento normalizado, das 7h às 16h para os mercados e das 6h às 17h para as feiras.

  • Praias

Todas as praias de Salvador estarão fechadas para visitação do público de quinta-feira (24) até domingo (27).

  • Shoppings

Segundo A Tardem, as âncoras, que possuem acordo com o sindicato dos comerciários funcionam das 10h às 19h — assim como a praça de alimentação e restaurantes. As demais lojas e quiosques estarão fechados.

O feriado de São João causa mudanças no funcionamento em diversas cidades do Nordeste
O feriado de São João causa mudanças no funcionamento em diversas cidades do Nordeste (Imagem: Renan Pinheiro/TV Bahia)

Situação de Recife durante o feriado de São João

  • Edifício-sede

Os serviços oferecidos no edifício-sede da Prefeitura do Recife estarão fechados durante toda a quinta-feira (24). O funcionamento retoma na sexta-feira (25), a partir das 8h.

O atendimento ao público e visitantes só será permitido mediante agendamento prévio nos setores.

Somente os servidores envolvidos no combate à pandemia da covid-19, além de secretários, secretários executivos e chefes de órgãos atuarão presencialmente.

  • Saúde

A vacinação contra a covid-19 acontece normalmente nos 20 locais de vacinação disponibilizados pela Prefeitura do Recife. Já a maior parte das Unidades de Saúde da Família (USF) e Unidades Básicas Tradicionais fecham na quinta e reabrem na sexta-feira (25).

Os pontos volantes também não funcionam para gripe, e retornam na sexta-feira (25), tanto nas unidades quanto nos pontos volantes, das 8h às 17h em todos os locais, sem necessidade de agendamento.

Somente cinco Upinhas vão funcionar neste feriado, em regime de plantão, para atender pequenas urgências da atenção básica dos moradores das áreas cadastradas: Upinha Governador Eduardo Campos (Bomba do Hemetério), Dr. Moacyr André Gomes (Morro da Conceição), Vila Arraes (Várzea), Prof. Dr. Hélio Mendonça (Córrego do Jenipapo) e Profª Dra. Fernanda Wanderley (Linha do Tiro).

Seguirão funcionando os serviços de urgência das Policlínicas Amaury Coutinho (Campina do Barreto), Agamenon Magalhães (Afogados), Barros Lima (Casa Amarela) e Arnaldo Marques (Ibura), além do Hospital Pediátrico Helena Moura (Tamarineira).

O Hospital da Mulher do Recife Dra. Mercês Pontes Cunha (Curado) funcionará normalmente, realizando partos de risco habitual e de alto risco, ambos por meio de encaminhamento da Central de Regulação do Estado, além de emergências ginecológicas e obstétricas.

O Centro de Atenção à Mulher Vítima de Violência Sony Santos, localizado em um anexo do HMR, também realizará atendimento multiprofissional voltado para as vítimas de agressões.

Para a realização de partos de risco habitual e denúncias de violência doméstica, também estarão abertas as Maternidades Barros Lima (Casa Amarela), Professor Bandeira Filho (Afogados) e Arnaldo Marques (Ibura).

Para a vacinação antirrábica ou antitetânica, a Policlínica Lessa de Andrade (Madalena) funcionará, das 7h às 12h, para os munícipes. Ss demais vacinas de rotina só voltarão a ser disponibilizadas na sexta-feira (25).

O Centro de Vigilância Ambiental e Controle de Zoonoses do Recife (CVA) terá plantão para atendimento a chamados de animais soltos na rua, que causem risco à saúde pública. O acionamento ocorre das 8h às 17h por meio dos telefones 3355-7704 e 3355-7705.

  • Turismo e lazer

A Ciclofaixa de Turismo e Lazer do Recife estará montada na cidade, das 7h às 16h. No domingo (27), o percurso também estará disponível. Os parques Santana e Macaxeira seguem abertos. Nos dias de semana, das 5h às 20h, e nos feriados e finais de semana, das 5h às 18h.

  • Jardim Botânico

O Jardim Botânico do Recife, localizado na Zona Oeste, estará fechado na quinta-feira (24).

  • Hospital Veterinário do Recife

O Hospital Veterinário do Recife Robson José Gomes de Mello (HVR) não funciona nesta quinta-feira (24). Na sexta-feira (25), o hospital atenderá normalmente a população, oferecendo os serviços de consulta eletivas e de urgência e emergência, castração, cirurgias e outros procedimentos, das 7h às 18h.

  • Compaz  e bibliotecas populares

Os Compaz Eduardo Campos, Ariano Suassuna, Miguel Arraes e Dom Helder Câmara não funcionarão de quinta-feira a sábado (26).

As Bibliotecas Populares de Casa Amarela e Afogados também não estarão abertas ao público. As Bibliotecas Populares de Casa Amarela e Afogados retomarão o funcionamento na segunda-feira (28), e os Compaz na terça-feira (29).

  • Emprego e empreendedorismo

As Agências de Emprego e as Salas do Empreendedorismo do Recife não terão atendimento ao público nesta quinta-feira (24) e sexta-feira (25). Os serviços retornam na terça-feira (29) nos Compaz Eduardo Campos (Alto Santa Terezinha), Dom Helder Câmara (Coque) e Ariano Suassuna (Cordeiro).

Já na Agência de Casa Amarela, a assistência à população volta na segunda-feira (28). Os agendamentos podem feitos normalmente pela internet.

  • Assistência Social e Direitos Humanos

Nesta quinta (24) e sexta-feira (25), não funcionarão os serviços da Assistência Social realizados nos CRAS e CREAS, na Central de Cadastro Único (CadÚnico) e nos Centros de Referência Especializados para População em Situação de Rua (Centro POP).

O Centro de Referência em Direitos Humanos Margarida Alves e o Centro de Referência em Cidadania LGBT do Recife também não estarão abertos.

As exceções são o Abrigo Noturno Irmã Dulce, as casas de acolhimento institucional e as equipes do Serviço Especializado em Abordagem Social de Rua (Seas), que estarão de plantão.

O Restaurante Popular Josué de Castro, presente no bairro de São José, segue com entrega diária de quentinhas para população em situação de rua, assim como as entregas descentralizadas.

Todos os equipamentos que tiveram o atendimento ao público suspenso devido ao feriado voltarão a funcionar na segunda-feira (28).

  • Procon

O Procon Recife informa que o atendimento presencial estará suspenso.

  • Finanças

Estão suspensos os atendimentos presenciais do Centro de Atendimento ao Contribuinte (CAC), da Secretaria de Finanças (Sefin). Na sexta-feira (25) serão retomados todos os serviços presenciais suspensos, mediante agendamento pela internet.

O atendimento remoto pelo 0800 081 1255 também estará suspenso — sendo retomado na sexta-feira (25), das 9h às 17h.

  • Comércio

Segundo a Câmara de Dirigentes Lojistas de Recife (CDL), o comércio do Centro e dos bairros da RMR funcionarão em regime facultativo, das 9h às 19h.

  • Bancos

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) informou que as agências bancárias nas cidades onde o dia de São João for feriado não haverá expediente.

  • Ferreira Costa

As lojas da Ferreira Cosa da Imbiribeira, na Zona Sul do Recife, e na Tamarineira, na Zona Norte, e Garanhuns funcionarão das 9h às 17h, segundo o Jornal Digital.

  • Detran-PE

A sede do órgão estará fechada, assim como as Unidades de Táxis e Coletivos (DUAT), as Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans) e as lojas da Autarquia nos shoppings e nos Expressos Cidadão, segundo o Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE).

  • Shoppings

De acordo com o G1, os horários de abertura são:

  • Shopping Recife: das 12h às 21h, na quinta (24);
  • RioMar Shopping: das 12h às 21h, na quinta (24);
  • Shopping Guararapes: das 12h às 21h, na quinta (24);
  • Shopping ETC: das 12h às 18h, na quinta (24);
  • Plaza Shopping: das 12h às 21h, na quinta (24);
  • Shopping Tacaruna: das 10h às 22h, na quinta (24);
  • Shopping Patteo Olinda: das 12h às 21h, na quinta (24);
  • Shopping Boa Vista: das 11h às 19h, na quinta (24);
  • Camará Shopping: das 2h às 21h, na quinta (24);
  • Shopping Costa Dourada: das 12h às 21h, na quinta (24).
  • Justiça e MPT

O Ministério Público do Trabalho (MPT) em Pernambuco não funcionará nesta quinta-feira (24), segundo o G1.

Situação de João Pessoa durante o feriado de São João

Grande parte dos serviços funcionam normalmente. Segundo informações do G1, as determinações são:

  • Praias

Está proibida a aglomeração de pessoas nas praças, parques, praias e nas calçadas presentes na orla. Está autorizada a prática de atividades físicas individuais e em duplas, desde que não envolvam contato físico direto entre os atletas.

Também está permitido, durante os dias de semana, o uso de barracas, cadeiras, mesas, guarda-sóis e serviços de praia. Desde que seja respeitado o distanciamento mínimo de 2 metros e o limite de 4 pessoas por mesas, guarda-sóis ou barracas.

Está proibida durante a semana, entre às 17h e 5h, e durante todo o dia nos finais de semana, a permanência de pessoas no espaço público denominado “Largo de Tambaú”.

  • Repartições públicas

As atividades presenciais nos órgãos e entidades vinculadas ao Poder Executivo Estadual e à Prefeitura de João Pessoa funcionam normalmente.

  • Comércio

O Sindicato dos Comerciários da Grande João Pessoa (Sinecom) afirma que a abertura do comércio segue em horário normal.

  • Ônibus

A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP) informa que a operação na cidade funciona normalmente.

  • VLTs

Os veículos leves sobre trilhos (VLTs) operam com funcionamento normal, das 5h às 19h25 — nas cidades da Grande João Pessoa.

  • Shoppings
  • Manaíra e Mangabeira Shopping: até dia 25, os shoppings abrem com todas as lojas, quiosques e operações da Praça de Alimentação, das 10h às 22h. Os restaurantes do Espaço Gourmet do Manaíra Shopping abrem de segunda a sábado, das 10 às 21h. Mediante decretos, os cinemas seguem temporariamente fechados. As operações de lazer como boliche, Game Station, Game Box e Magic Box funcionam normalmente, mas sem a realização de eventos.
  • Mag Shopping: funcionamento normal, das 10h às 21h.
  • Shopping Tambiá: funciona normalmente, das 9h às 19h30.
  • Shopping Sul: há funcionamento normal. As lojas abrem das 10h até às 22h. A praça de alimentação funciona das 10h às 21h.
  • Shopping Pátio Altiplano: funcionamento das 10h às 21h.
  • Ferreira Costa: A loja da Ferreira Costa de João Pessoa estará aberta de 9h às 19h.
  • Justiça

Os pontos facultativos e feriados foram suspensos no âmbito do Poder Judiciário Estadual.

Os serviços forenses funcionam remotamente. No dia 25 de junho, os órgãos jurisdicionais de 1° e 2° graus do Tribunal de Justiça da Paraíba funcionam em regime de plantão.

Até dia 25, estão suspensos os prazos dos processos judiciais e administrativos em tramitação nos órgãos jurisdicionais do Poder Judiciário Estadual Paraibano.

A Administração do Ministério Público Federal (MPF), na Paraíba, indica que, com decretos municipais, cancelou o feriado de São João em cinco das seis unidades do órgão no estado.

O Tribunal de Contas do Estado da Paraíba, mediante decreto, informa que as atividades do TCE-PB acontecem normalmente até 25 de junho.

  • Serviços de saúde

A Prefeitura informa que os serviços de urgência, atenção básica, especializa e hospitalar da Rede Municipal de Saúde funcionarão normalmente nesta quinta-feira (24).

Silvio Suehiro
Silvio Suehiro possui formação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente, dedica-se à produção de textos para as áreas de economia, finanças e investimentos.