Haverá feriado de São João em 2021? Saiba se você tem ou não direito a folga

É comum as cidades do Nordeste terem feriado no dia 24 de junho para a comemoração do São João. As festas juninas são as mais importantes para essa região. Porém, no ano passado, devido à pandemia de Covid-19 outras medidas foram adotadas.

Haverá feriado de São João em 2021? Saiba se você tem ou não direito a folga
Haverá feriado de São João em 2021? Saiba se você tem ou não direito a folga (Imagem: Edson Andrade / Divulgação/Prefeitura de Amargosa)

O mês das festas juninas é o mais esperado pelos nordestinos. Durante o mês de junho é comemorado o Santo Antônio, São João e São Pedro. As festas são tão importantes que muitos Estados adotam feriados.

No dia 24, próxima quinta-feira, é o dia de São João, sendo esse a data mais importante do mês junino. Diante disso, em tempos comuns, é normal esse dia ser destinado para as festividades e comemorações.

Porém, no ano passado, devido à pandemia de Covid-19, as festividades foram proibidas, assim como a permissão para acender as fogueiras em comemoração ao santo. Porém, o feriado foi mantido pelos governos, mas sem forró e aglomerações.

Com a chegada de mais um São João em plena pandemia os governantes estão sendo questionados se o feriado será mantido. O Jornal do Comércio entrou em contato com o Governo do Estado de Pernambuco que disse que o feriado ainda está sendo analisado.

O Nordeste está sofrendo com o aumento de casos de contaminação e morte por Covid. Por esse motivo, medidas mais restritivas estão sendo adotadas no último mês para conter esse avanço. Na última semana, algumas medidas foram flexibilizadas.

Mesmo assim, ainda há cidades que continuam vivenciando medidas restritivas severas, por não terem conseguido diminuir os casos de internações. Por esse motivo, o feriado do São João pode ser comprometido.

Os governantes podem entender que o feriado pode contribuir para o aumento de casos de Covid-19. Dessa maneira, o seu cancelamento terá como intuito evitar festas clandestinas e aglomerações. Até o momento, já foram suspensos os festejos juninos, como forró e fogueira.

Sobre o feriado da próxima quinta-feira (24) os governantes ainda estão analisando qual será a melhor atitude a ser adotada. Porém, como o feriado já é nesta semana, a decisão deve ser anunciado o mais breve possível.

A cidade de Caruaru, responsável pelo maior São João do mundo, cancelou a festa presencial no Pátio de eventos. Essa decisão foi anunciada ainda no mês de abril.

Gostou do conteúdo? Siga @fdrnoticias no Instagram e FDR.com.br no Facebook para ver as últimas notícias que impactam diretamente no seu bolso e nos seus direitos.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Glaucia Alves
Gláucia Alves é formada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atuou na área acadêmica durante 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar como corretora de redação. Atualmente, trabalha na equipe do portal FDR, produzindo conteúdo sobre economia e direitos da população brasileira, onde já acumula anos de pesquisa e experiência. Além de realizar consultoria de redação on-line.