A Prefeitura de Campinas liberou o agendamento para as pessoas com mais de 43 anos receberem a 1ª dose da vacina contra a Covid-19. As inscrições abriram na última segunda-feira (21) e devem ser feitas pela internet ou pelo telefone 160.
O início do agendamento foi antecipado pela Prefeitura de Campinas (SP). Com isso, as pessoas com mais de 43 anos poderão fazer o agendamento para receber a 1ª dose da vacina. Com isso, a aplicação do imunizante já começou nesta terça-feira (22).
A Secretaria Municipal de Saúde informou que as pessoas que tiverem dificuldade para marcar o horário podem procurar seu Centro de Saúde de referência. No local os atendentes ajudam a realizar a marcação da vacina.
Porém, no fim da tarde de ontem (21) o agendamento foi suspenso temporariamente. De acordo com a Secretaria de Saúde de Campinas o agendamento será retornado assim que a cidade receber novas doses do imunizante do Ministério da Saúde, conforme o Plano Nacional de Imunização (PNI).
A imunização dos moradores está sendo realizada nos 63 Centros de Saúde (CSs). Os CSs abrem uma vez apenas para a aplicação da vacina. Dessa maneira, dependendo do centro esse abre na terça, quinta ou sexta-feira.
O mutirão serve para evitar aglomerações e agilizar a campanha de imunização do município. Segundo a Secretaria de Saúde de Campinas só não participam do mutirão os CSs Boa Esperança, Carlos Gomes, Campina Grande e Bassoli.
Após o agendamento, os moradores devem comparecer aos pontos de vacinação no dia e horário indicado. Além disso, devem apresentar o CPF, documento de identidade com foto, comprovante de endereço e o comprovante do agendamento.
O morador pode imprimir o comprovante do agendamento para o recebimento da 1ª dose da vacina ou podem mostrar o comprovante na tela do celular. A prefeitura também informa que além de contas de energia, água e internet, conta de banco e cartão de crédito é aceito para atestar residência na cidade.
Além dessas informações, a Secretaria de Saúde também pede que os moradores fiquem atentos caso tenham tomado outras vacinas. Por exemplo, quem tomou a vacina da gripe deve aguardar, no mínimo, 14 dias para receber a 1ª dose da vacina contra a Covid-19.