Cuidado! Golpe do FGTS está sendo aplicado por meio de site falso

Trabalhadores devem ficar atentos, pois há um novo golpe circulando via plataformas digitais. Com o cenário de crise e instabilidade econômica, quadrilhas se aproveitam da situação para roubar dados e valores da população. Nessa semana, a polícia civil informou que falsas liberações de saque pelo FGTS estão sendo anunciadas. Confira.

Cuidado! Golpe do FGTS está sendo aplicado por meio de site falso (Imagem: fdr)
Cuidado! Golpe do FGTS está sendo aplicado por meio de site falso (Imagem: FDR)

Golpes pela internet estão sendo uma ação cada vez mais frequente no dia a dia dos brasileiros. A novidade agora está vinculada ao FGTS, sob a falsa afirmativa de que um novo saque estaria disponível nas contas ativas e inativas.

Sites e e-mails falsos

A tentativa de roubo de dados vem sendo feita através de mensagens de e-mail convidando o trabalhador para fazer uma nova retirada em seu FGTS.

O texto solicita que o cidadão se conecte a um site do fundo de garantia, onde deve preencher o formulário repassando todos os seus dados de identificação pessoal.

A página, no entanto, é falsa. Mesmo apresentando um design similar ao governo federal, trata-se de um golpe que objetiva gerar um banco de dados com os documentos repassados para a realização de futuros crimes.

Diante da situação, o Cert.br (Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil), reforça que a população passe a ficar ainda mais atenta aos supostos links enviados pela internet.

“É importante ficar alerta e desconfiar de emails e mensagens. Principalmente se for para clicar em algum link para um outro site ou para fornecer dados”, afirma Caio Augustus, especialista em cibersegurança, em entrevista para a Folha de São Paulo.

Com os dados da população, os criminosos passam a criar contas bancárias falsas, sacar dinheiros, solicitar cartões de crédito e até mesmo empréstimos.

A dívida, no entanto, fica sob responsabilidade do titular da documentação, sendo necessário comprovar que foi vítima de um golpe.

O que pode reduzir o risco é o cuidado que se tem nos ambientes virtuais. Os golpes estão se refinando. Quanto mais elaborado o golpe, mais fácil de cair. O site que rouba os dados do FGTS, por exemplo, tem, nos mínimos detalhes, o mesmo visual do site oficial”, diz Augustus.

Eduarda AndradeEduarda Andrade
Doutoranda e mestra em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a coordenação de edição dos Portais da Grid Mídia e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas socias e economia popular. Iniciou sua trajetória no FDR há 7 anos, ainda como redatora, desde então foi se qualificando e crescendo dentro do grupo. Entre as suas atividades, é responsável pela gestão do time de redação, coordenação da edição e analista de dados.