Cuidado! Golpe do FGTS está sendo aplicado por meio de site falso

Trabalhadores devem ficar atentos, pois há um novo golpe circulando via plataformas digitais. Com o cenário de crise e instabilidade econômica, quadrilhas se aproveitam da situação para roubar dados e valores da população. Nessa semana, a polícia civil informou que falsas liberações de saque pelo FGTS estão sendo anunciadas. Confira.

Cuidado! Golpe do FGTS está sendo aplicado por meio de site falso (Imagem: fdr)
Cuidado! Golpe do FGTS está sendo aplicado por meio de site falso (Imagem: FDR)

Golpes pela internet estão sendo uma ação cada vez mais frequente no dia a dia dos brasileiros. A novidade agora está vinculada ao FGTS, sob a falsa afirmativa de que um novo saque estaria disponível nas contas ativas e inativas.

Sites e e-mails falsos

A tentativa de roubo de dados vem sendo feita através de mensagens de e-mail convidando o trabalhador para fazer uma nova retirada em seu FGTS.

O texto solicita que o cidadão se conecte a um site do fundo de garantia, onde deve preencher o formulário repassando todos os seus dados de identificação pessoal.

A página, no entanto, é falsa. Mesmo apresentando um design similar ao governo federal, trata-se de um golpe que objetiva gerar um banco de dados com os documentos repassados para a realização de futuros crimes.

Diante da situação, o Cert.br (Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil), reforça que a população passe a ficar ainda mais atenta aos supostos links enviados pela internet.

“É importante ficar alerta e desconfiar de emails e mensagens. Principalmente se for para clicar em algum link para um outro site ou para fornecer dados”, afirma Caio Augustus, especialista em cibersegurança, em entrevista para a Folha de São Paulo.

Com os dados da população, os criminosos passam a criar contas bancárias falsas, sacar dinheiros, solicitar cartões de crédito e até mesmo empréstimos.

A dívida, no entanto, fica sob responsabilidade do titular da documentação, sendo necessário comprovar que foi vítima de um golpe.

O que pode reduzir o risco é o cuidado que se tem nos ambientes virtuais. Os golpes estão se refinando. Quanto mais elaborado o golpe, mais fácil de cair. O site que rouba os dados do FGTS, por exemplo, tem, nos mínimos detalhes, o mesmo visual do site oficial”, diz Augustus.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.