Cuidado! Golpe do FGTS está sendo aplicado por meio de site falso

Trabalhadores devem ficar atentos, pois há um novo golpe circulando via plataformas digitais. Com o cenário de crise e instabilidade econômica, quadrilhas se aproveitam da situação para roubar dados e valores da população. Nessa semana, a polícia civil informou que falsas liberações de saque pelo FGTS estão sendo anunciadas. Confira.

Cuidado! Golpe do FGTS está sendo aplicado por meio de site falso (Imagem: fdr)
Cuidado! Golpe do FGTS está sendo aplicado por meio de site falso (Imagem: FDR)

Golpes pela internet estão sendo uma ação cada vez mais frequente no dia a dia dos brasileiros. A novidade agora está vinculada ao FGTS, sob a falsa afirmativa de que um novo saque estaria disponível nas contas ativas e inativas.

Sites e e-mails falsos

A tentativa de roubo de dados vem sendo feita através de mensagens de e-mail convidando o trabalhador para fazer uma nova retirada em seu FGTS.

O texto solicita que o cidadão se conecte a um site do fundo de garantia, onde deve preencher o formulário repassando todos os seus dados de identificação pessoal.

A página, no entanto, é falsa. Mesmo apresentando um design similar ao governo federal, trata-se de um golpe que objetiva gerar um banco de dados com os documentos repassados para a realização de futuros crimes.

Diante da situação, o Cert.br (Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil), reforça que a população passe a ficar ainda mais atenta aos supostos links enviados pela internet.

“É importante ficar alerta e desconfiar de emails e mensagens. Principalmente se for para clicar em algum link para um outro site ou para fornecer dados”, afirma Caio Augustus, especialista em cibersegurança, em entrevista para a Folha de São Paulo.

Com os dados da população, os criminosos passam a criar contas bancárias falsas, sacar dinheiros, solicitar cartões de crédito e até mesmo empréstimos.

A dívida, no entanto, fica sob responsabilidade do titular da documentação, sendo necessário comprovar que foi vítima de um golpe.

O que pode reduzir o risco é o cuidado que se tem nos ambientes virtuais. Os golpes estão se refinando. Quanto mais elaborado o golpe, mais fácil de cair. O site que rouba os dados do FGTS, por exemplo, tem, nos mínimos detalhes, o mesmo visual do site oficial”, diz Augustus.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Eduarda Andrade
Maria Eduarda Andrade é mestranda em ciências da linguagem na Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo pela mesma instituição. Enquanto pesquisadora, atua na área de políticas públicas, economia criativa e linguística, com foco na Análise Crítica do Discurso. No mercado de trabalho, passou por veículo impresso, sendo repórter do Diario de Pernambuco, além de assessorar marcas nacionais como Devassa, Heineken, Algar Telecom e o Grupo Pão de Açúcar. Atualmente, dedica-se à redação do portal FDR, onde já acumula anos de experiência e pesquisas sobre economia popular e direitos sociais.