É sempre golpe? Veja como funciona pirâmide financeira e marketing multinível

Muitas pessoas acabam comprando na internet algum produto que prometia dobrar a sua renda, no final veem que não é isso e não conseguem reaver o dinheiro pago de volta. Saiba como não cair nos golpes de pirâmide financeira que tem crescido na internet.

É sempre golpe? Veja como funciona pirâmide financeira e marketing multinível
É sempre golpe? Veja como funciona pirâmide financeira e marketing multinível (Foto:Exame)

Piramide financeira

A piramide é proibida no Brasil e configura crime contra a economia popular, como previsto na (Lei 1.521/51). Esses esquemas de pirâmide financeira são considerados ilegais porque só são vantajosos enquanto atraem novos investidores. 

Como identificar uma pirâmide financeira? 

As características mais frequentes são: 

  • Promessa de ganho fácil, lucro exorbitante, retorno garantido 
  • Promessa de ganhos extras ao indicar novos clientes 
  • Falta de informações sobre o produto oferecido 
  • Falta de informações básicas sobre a empresa responsável por cuidar do dinheiro e sobre seus donos.

Esses normalmente, prometem lucros extraordinários e ganhos fáceis.

Em entrevista ao UOL, o advogado  Fernando Zito, sócio da ZMR advogados, deu uma dica antes de investir o seu dinheiro, “Deve-se verificar qual a finalidade da empresa na CVM, analisar as informações, ver os comentários no Reclame Aqui e conversar com especialistas da área. Caso decida participar, é necessário analisar bem o contrato, que deve conter regras claras, e não fechar nada somente no boca a boca”.

Marketing de multinível

Esse marketing é uma ferramenta legal e que é usada por muitas marcas, em que tem um revendedor que ganha uma participação nos lucros obtidos por ele e por sua rede de revendedores.

O modelo foi criado na década de 1940, nos EUA, por Carl Rhenborg. É uma evolução das tradicionais vendas, em que se trata do ganho individual de comissões.

Diferença entre marketing multinível e pirâmide financeira

Marketing Multinível: O comerciante deve provar que conseguiu revender para o consumidor final.

Pirâmide: O consumo se dá apenas por quem também é revendedor. Não há um consumidor final, por isso alguém sempre precisar de mais mãos de obra.

Marketing Multinível: A empresa garante a recompra dos produtos, para evitar o acúmulo de estoques na cadeia.

Pirâmide: A recompra dos produtos não é garantido, o que evitaria o acúmulo de estoques.

Fonte: Max Nível

O que fazer se for vítima de pirâmide financeira?

De acordo com recomendação do Ministério Público, a vítima devem denunciar no próprio órgão federal ou estadual, para as polícias federal e civil.

O Ministério Público Federal, disponibiliza salas de atendimento ao cidadão onde é possível relatar alguma irregularidade.

No mundo, há também relatos de mais de 7.000 casos de golpes envolvendo o bitcoin e outras moedas digitais, de acordo com o site badbitcoin.org, que é especializado em listar esse tipo de  fraudes.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Jheniffer Freitas
Jheniffer Aparecida Corrêa Freitas é formada em Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes. Atuou como assessora de imprensa da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo e da Secretarial Estadual da Saúde de São Paulo. Atualmente, é redatora do portal FDR, produzindo pautas sobre economia popular e finanças.
×

Este cartão de crédito sem anuidade está selecionando pessoas para receber possível limite agora!

VER AGORA