Segunda parcela do 13° salário do INSS terá descontos do IRPF para ESTE grupo   

A partir do dia 24 de junho o Instituto Nacional do Seguro Social começará a pagar a segunda parcela do 13° salário do INSS para quem recebe um salário mínimo. Essa parcela vem com o desconto do Imposto de Renda para aqueles que são contribuintes do IRPF.

Segunda parcela do 13° salário do INSS terá descontos do IRPF para ESTE grupo   
Segunda parcela do 13° salário do INSS terá descontos do IRPF para ESTE grupo (Imagem: montagem/FDR)

A segunda parcela do 13° salário do INSS será antecipada, assim como ocorreu com a primeira no mês passado. Com isso, os aposentados e pensionistas poderão receber o abono natalino antes do tempo previsto.

O pagamento do 13° salário já é previsto no Orçamento Geral da União. Porém, devido à pandemia de Covid-19 a liberação das parcelas foi adiantada. A ideia é ajudar os segurados a enfrentar a doença e os gastos gerados pela mesma.

A mesma medida foi adotada no ano passado, com o mesmo objetivo. Porém, os pagamentos foram liberados nos mês de abril e maio. A ideia do governo era seguir a mesma data que em 2020, porém, isso não foi possível.

A demora para a liberação ocorreu devido o atraso da aprovação do Orçamento Geral da União 2021. É importante lembrar que a antecipação da primeira e segunda parcela do 13° salário do INSS não altera as despesas.

Porém, há uma mudança no repasse do valor. O pagamento das duas parcelas é previsto para acontecer no segundo semestre do ano. Sendo assim, a primeira parcela é paga entre os meses de agosto e setembro e a segunda parcela do 13° salário do INSS é liberada entre novembro e dezembro.

Os pagamentos do 13° salário do INSS seguem o mesmo esquema que o pagamento das aposentadorias e pensões. Dessa maneira, há dois calendários, conforme o valor que é recebido.

O primeiro calendário é destinado aos segurados que recebem um salário mínimo. O segundo é direcionado a quem recebe mais que o piso nacional. Ambos os pagamentos ocorrem de forma escalonada, de acordo com o final do número final do benefício:

Benefícios com valor de até um salário mínimo
Final 2ª parcela do 13º
1 24 de junho
2 25 de junho
3 28 de junho
4 29 de junho
5 30 de junho
6 01 de julho
7 02 de julho
8 05 de julho
9 06 de julho
0 07 de julho

São dez dias de pagamentos, sendo um grupo de beneficiário por dia. O segundo calendário dura cinco dias e paga dois grupos a cada dia. O pagamento também ocorre de forma escalonada, conforme o final do número do benefício:

Benefícios com valor acima de um salário mínimo
Final 2ª parcela do 13º
1 e 6 01 de julho
2 e 7 02 de julho
3 e 8 05 de julho
4 e 9 06 de julho
5 e 0 07 de julho

Desconto do IRPF na segunda parcela do 13° salário do INSS

A segunda parcela do 13° salário do INSS vem com os descontos do Imposto de Renda. Dessa maneira, os aposentados e pensionistas terão o valor descontados, nas seguintes situações:

  • Segurado tenha 64 anos ou menos e receba um benefício com valor superior a R$ 1.903,98;
  • Segurado tenha idade igual ou superior a 65 anos e receba um benefício com valor superior a R$ 3.807,93.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Glaucia Alves
Formada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atuou na área acadêmica durante 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar na equipe do FDR, produzindo conteúdo sobre finanças e carreira, onde já acumula anos de pesquisa e experiência.