Saque aniversário do FGTS faz correção com juros todo dia 10; como funciona?

O saque aniversário do FGTS é pago anualmente para os trabalhadores que solicitam o recebimento nessa modalidade. O que poucos sabem é que há uma grande vantagem em esperar até o dia 10 para sacar o valor.

O saque aniversário do FGTS é disponibilizado conforme o mês de nascimento do beneficiário. Esses têm três meses para sacar o valor. Sendo assim, além do mês de aniversário, ainda há mais dois meses consecutivos para o saque.

Para ter acesso ao saque aniversário do FGTS é preciso solicitar o pagamento. A adesão pode ser feita até o último dia do mês de seu aniversário. Após essa data o saque será disponibilizado no ano seguinte.

Na adesão existe a opção de efetuar o saque no 1º dia do mês ou no 10º. Ao aguardar até o dia 10, os trabalhadores recebem os juros e atualizações monetárias que são calculados no dia indicado, todos os meses.

O saque aniversário do FGTS disponibiliza parte do saldo disponível na conta do Fundo de Garantia. É importante saber que, nessa situação, em caso de demissão sem justa causa não haverá o direito do saldo total.

Sendo assim, o trabalhador só terá direito ao recebimento da multa de 40% sobre o valor do FGTS do último contrato. Após dois anos será permitida retornada à modalidade tradicional. Por esse motivo, é importante analisar a situação atual do emprego e financeira.

Calendário de pagamento do saque aniversário do FGTS

Como é possível perceber os trabalhadores nascidos nos meses de abril, maio e junho, que optaram pelo saque aniversário do FGTS, podem sacar o valor. Os saques seguem até o próximo ano, finalizando no dia 20 de fevereiro. Veja todas as datas no calendário abaixo:

Janeiro 04 de janeiro a 31 de março
Fevereiro 01 de fevereiro a 30 de abril
Março 01 de março a 31 de maio
Abril 01 de abril a 30 de junho
Maio 03 de maio a 30 de julho
Junho 01 de junho a 31 de agosto
Julho 01 de julho a 30 de setembro
Agosto 02 de agosto a 29 de outubro
Setembro 01 de setembro a 30 de novembro
Outubro 01 de outubro a 31 de dezembro
Novembro 01 de novembro a 31 de janeiro de 2022
Dezembro 01 de dezembro a 20 de fevereiro de 2022

Glaucia Alves
Formada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atuou na área acadêmica durante 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar na equipe do FDR, produzindo conteúdo sobre finanças e carreira, onde já acumula anos de pesquisa e experiência.