O Governo de Mato Grosso do Sul anunciou nesta sexta-feira (11) que as medidas restritivas ficarão adiadas por dois dias. Dessa maneira, as medidas começaram a vigorar a partir do próximo domingo (13). Com a decisão, o comércio, bares e restaurantes poderão abrir no Dia dos Namorados.
O Dia dos Namorados, comemorado no dia 12 de junho, é um evento comercial que faz movimentar as vendas e os estabelecimentos alimentar. É um dia que os casais aproveitam para presentear e comemorar.
Pensando nisso e nos comerciantes o Governo de Mato Grosso do Sul decidiu adiar o início das medidas mais restritivas no Estado. A decisão veio depois de pedido dos empresários dos segmentos do comércio e de bares e restaurantes da Capital.
No pedido enviado ao governador Reinaldo Azambuja (PSDB) os empresários afirmaram que foi realizado estoque considerando o Dia dos Namorados. Com isso, o fechamento dos estabelecimentos causaria um prejuízo gigantesco, impossível de ser recuperado.
No pedido, os trabalhadores também afirmaram que o Dia dos Namorados é uma das três comemorações que trazem maior lucratividade. Além disso, é esperado que as vendas e movimento nos bares e restaurantes consiga ser, pelo menos, 10% a mais que o ano passado.
Mesmo determinando uma flexibilização nas medidas de restrições, o comércio terá que funcionar com horário reduzido. Isso porque, o toque de recolher, das 21h às 5h, continua prevalecendo.
Mesmo assim, os comerciantes e donos de bares e restaurantes mostraram estarem contentes com a decisão do governador. A Associação Comercial e Industrial de Campo Grande (ACICG) realizou uma entrevista com os profissionais sobre a data comemorativa. 67% acreditam que as vendas irão superar 2020.
Como os serviços irão funcionar no Dia dos Namorados no MS
- Academias: podem continuar funcionando mesmo com o novo decreto desde que cumpridas às normas sanitárias;
- Bares e Restaurantes: bares e restaurantes também podem permanecer abertos observando as regras de biossegurança e o toque de recolher;
- Comércio: lojas do centro e shoppings da capital continuarão abertas nesta sexta-feira (11) e no sábado (12);
- Igrejas: considerada serviço essencial, as igrejas podem continuar abertas até mesmo depois do decreto de domingo (13). Porém, podem funcionar nesta sexta e sábado até às 21h e a partir de domingo até às 20h.