Dia dos Namorados flexibiliza comércio nos centros do Mato Grosso do Sul

O Governo de Mato Grosso do Sul anunciou nesta sexta-feira (11) que as medidas restritivas ficarão adiadas por dois dias. Dessa maneira, as medidas começaram a vigorar a partir do próximo domingo (13). Com a decisão, o comércio, bares e restaurantes poderão abrir no Dia dos Namorados.

Dia dos Namorados flexibiliza comércio nos centros do Mato Grosso do Sul
Dia dos Namorados flexibiliza comércio nos centros do Mato Grosso do Sul (Imagem: Gustavo Fring/Pexels)

O Dia dos Namorados, comemorado no dia 12 de junho, é um evento comercial que faz movimentar as vendas e os estabelecimentos alimentar. É um dia que os casais aproveitam para presentear e comemorar.

Pensando nisso e nos comerciantes o Governo de Mato Grosso do Sul decidiu adiar o início das medidas mais restritivas no Estado. A decisão veio depois de pedido dos empresários dos segmentos do comércio e de bares e restaurantes da Capital.

No pedido enviado ao governador Reinaldo Azambuja (PSDB) os empresários afirmaram que foi realizado estoque considerando o Dia dos Namorados. Com isso, o fechamento dos estabelecimentos causaria um prejuízo gigantesco, impossível de ser recuperado.

No pedido, os trabalhadores também afirmaram que o Dia dos Namorados é uma das três comemorações que trazem maior lucratividade. Além disso, é esperado que as vendas e movimento nos bares e restaurantes consiga ser, pelo menos, 10% a mais que o ano passado.

Mesmo determinando uma flexibilização nas medidas de restrições, o comércio terá que funcionar com horário reduzido. Isso porque, o toque de recolher, das 21h às 5h, continua prevalecendo.

Mesmo assim, os comerciantes e donos de bares e restaurantes mostraram estarem contentes com a decisão do governador. A Associação Comercial e Industrial de Campo Grande (ACICG) realizou uma entrevista com os profissionais sobre a data comemorativa. 67% acreditam que as vendas irão superar 2020.

Como os serviços irão funcionar no Dia dos Namorados no MS

  • Academias: podem continuar funcionando mesmo com o novo decreto desde que cumpridas às normas sanitárias;
  • Bares e Restaurantes: bares e restaurantes também podem permanecer abertos observando as regras de biossegurança e o toque de recolher;
  • Comércio: lojas do centro e shoppings da capital continuarão abertas nesta sexta-feira (11) e no sábado (12);
  • Igrejas: considerada serviço essencial, as igrejas podem continuar abertas até mesmo depois do decreto de domingo (13). Porém, podem funcionar nesta sexta e sábado até às 21h e a partir de domingo até às 20h.

Glaucia Alves
Formada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atuou na área acadêmica durante 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar na equipe do FDR, produzindo conteúdo sobre finanças e carreira, onde já acumula anos de pesquisa e experiência.