Macapá distribuí vale-gás para público baixa renda; saiba como receber

Estados e municípios passam a abastecer os botijões residenciais. Nessa semana, a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), em Macapá, passou a realizar a entrega do vale-gás. O benefício funciona como uma espécie de auxílio financeiro para que a população em situação de vulnerabilidade possa manter o fogo em suas casas. Acompanhe.

Macapá distribui vale-gás para público baixa renda; saiba como receber (Imagem: Reprodução/Aqui Macapá)
Macapá distribui vale-gás para público baixa renda; saiba como receber (Imagem: Reprodução/Aqui Macapá)

Diante da permanência do novo coronavírus, milhares de brasileiros tiveram suas rendas reajustadas ou até mesmo zeradas tendo em vista os impactos econômicos da pandemia.

Além disso, produtos como o botijão de gás passarão a ser comercializados por um valor ainda mais alto, sendo necessário conceder uma espécie de vale para os desamparados.

Vale-gás em Macapá

Ciente da situação de dificuldade, a prefeitura de Macapá passou a conceder o vale-gás. O benefício permite que o cidadão consiga reabastecer seu botijão sem precisar custear pelo preço do combustível.

Ao todo, somente nesta terça-feira (01), cerca de 50 famílias registradas no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) União, localizado no bairro Perpétuo Socorro, foram contempladas.

Quem tem acesso ao vale-gás?

Para poder receber o benefício a família precisa se enquadrar no perfil de vulnerabilidade social. Isso implica dizer que é necessário está devidamente registrado no Cadastro Único, tendo os dados atualizados recentemente.

“Com o aumento no preço do gás, a procura pelo vale aumentou nos equipamentos. Então nós organizamos ações durante todo o mês de junho para atender a essas famílias que já são acompanhadas integralmente pelo Cras”, explicou a secretária da Semas, Patrícia Ferraz.

Marilu Furtado que não atua mais no mercado de trabalho fez sua solicitação no início do ano e acaba de ser contemplada. Ela afirma que o vale é de extrema necessidade, uma vez em que o preço do botijão alavancou na pandemia.

“É uma ajuda grande, pois o gás está muito caro e quando a gente arruma dinheiro para comprar o alimento, às vezes falta o gás, que é tão importante quanto. Esse benefício é mais do que essencial”, afirmou a senhora.

Como solicitar o benefício?

Para poder ter acesso ao vale-gás o cidadão deve estar registrado no Cadastro Único. Com os dados em dia, basta ir até uma unidade do Cras responsável pelo atendimento do bairro que reside e fazer a solicitação para ser avaliado pelo estudo socioeconômico.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.