Auxílio gás: Dois estados do nordeste liberam benefício aos vulneráveis

Pontos-chave
  • Preço do gás sobe e estados passam a conceder vales;
  • No Maranhão, população tem acesso a botijão de 13kg;
  • No Ceará, entrega do cartão para aquisição já foi iniciada.

Com preço do botijão em alta, estados passam a criar auxílio gás para população em situação de vulnerabilidade social. Vivenciando uma das maiores crises econômicas de sua história, os brasileiros passaram a receber menos que o necessário para garantir as despesas de suas casas. Diante de tal situação, estados como o Maranhão e o Ceará passaram a fornecer vales.

Auxílio gás: Dois estados do nordeste liberam benefício aos vulneráveis (Imagem: Caetano Barreira / Reuters)
Auxílio gás: Dois estados do nordeste liberam benefício aos vulneráveis (Imagem: Caetano Barreira / Reuters)

Além de matar mais de 415 mil brasileiros, o novo coronavírus vem deixando a economia nacional em declínio. Entre os produtos que encareceram durante esse período está o botijão de gás que atualmente é comercializado por mais de R$ 80. Para auxiliar os mais pobres, governos estaduais criaram um auxílio gás.

Como funciona o projeto no Maranhão

Para quem mora no Maranhão o vale gás já está sendo ofertado. A entrega começou a ser feita no início deste mês e contempla cerca de 115 mil famílias. Para poder participar do benefício é preciso estar inscrito no Cadastro Único e comprovar que não tem fonte de renda.

O processo de triagem vem sendo feito diretamente pelo Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) e pelo Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (IMESC), não havendo a necessidade de candidatura dos moradores.

Aqueles que já foram contemplados têm o direito de receber até três recargas no vale, o equivalente a um botijão de 13 quilos. É importante ressaltar, no entanto, que o cidadão precisa ter o botijão para poder fazer sua recarga.

A entrega dos vales está sendo feita nas unidades do VIVA/Procon, nos restaurantes populares e nos CRAS. Com o documento em mãos, o cidadão troca seu vasilhame vazio por um cheio. O período de durabilidade do benefício é até 5 cinco meses dentro das distribuidoras cadastradas.

Para poder saber se foi aceito ou não no programa o maranhense deve acessar o site do programa. Informando seus dados de identificação pessoal ele consegue ter acesso a sua aceitação ou recusa.

Vale Gás no Ceará

Outro estado que adotou a proposta do vale gás foi o Ceará. A entrega para essa região passou a ser feita ainda durante o mês de abril e deverá perdurar por este semestre.

Para ser um contemplado é preciso comprovar viver em situação de vulnerabilidade social, não tendo fonte de renda declarada. O cidadão deve apresentar um documento oficial com foto e seu comprovante residencial.

A ação vem sendo realizada em parceria com o Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos. De acordo com os gestores, sua adoção se deu mediante a necessidade de diminuir os efeitos do novo coronavírus para os mais pobres.

Em Fortaleza, a entrega dos vales está sendo feita através dos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), responsáveis pela triagem dos segurados.

Auxílio gás: Dois estados do nordeste liberam benefício aos vulneráveis (Foto: Pedro Ventura/Agência Brasília)
Auxílio gás: Dois estados do nordeste liberam benefício aos vulneráveis (Foto: Pedro Ventura/Agência Brasília)

Para saber se tem direito ou não ao benefício o cidadão deve acessar o site https://central156.fortaleza.ce.gov.br/valegas ou ligar para 156 e informar o CPF.

Até esse momento a capital do estado já contemplou mais de 35 mil famílias, inclusas ainda nos seguintes critérios: beneficiárias do Cartão Mais Infância Ceará; e famílias inseridas no Cadastro Único (CadÚnico) e atendidas pelo Bolsa Família, com renda individual igual ou inferior a R$ 89,34.

Os jovens participantes do Programa Superação também são beneficiados e já receberam os tíquetes nesta semana.

Nas demais cidades, o governo já entregou mais de 255 mil vales. O procedimento de retirada vem sendo feito em dois lotes. O primeiro ocorreu em abril e o segundo está sendo feito neste mês de maio.

É válido ressaltar que a ação também foi adotada em 2020, quando a população passou a viver a primeira grande onda do novo coronavírus.

Os gestores explicam que com o vale em mãos, os segurados devem ir até a revenda da Nacional Gás mais próxima, ou ligar para o canal de atendimento da empresa: 0800.7021200 e 0800.7021300.

Para mais informações sobre o vale gás e demais projetos sociais do país, acompanhe nossa página exclusiva de benefícios.

Você gostou deste conteúdo? AVALIE:

Avaliação média: 0
Total de Votos: 0

Auxílio gás: Dois estados do nordeste liberam benefício aos vulneráveis

Eduarda Andrade
Maria Eduarda Andrade é mestranda em ciências da linguagem na Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo pela mesma instituição. Enquanto pesquisadora, atua na área de políticas públicas, economia criativa e linguística, com foco na Análise Crítica do Discurso. No mercado de trabalho, passou por veículo impresso, sendo repórter do Diario de Pernambuco, além de assessorar marcas nacionais como Devassa, Heineken, Algar Telecom e o Grupo Pão de Açúcar. Atualmente, dedica-se à redação do portal FDR.
×

Este cartão de crédito sem anuidade está selecionando pessoas para receber possível limite agora!

VER AGORA