Lista de aplicativos oficiais para consultar auxílio emergencial e Bolsa Família

Segurados do auxílio emergencial podem fazer consulta pela internet. Nas últimas semanas e até o mês de agosto a Caixa Econômica Federal estará realizando o pagamento das mensalidades do coronavoucher. Com a abertura de novos períodos de contestação, muitos estão em dúvidas quanto a inclusão e valor de seus benefícios. Saiba como descobrir tais informações por aplicativo.

Lista de aplicativos oficiais para consultar auxílio emergencial e Bolsa Família (Imagem: Marcos Rocha/ FDR)
Lista de aplicativos oficiais para consultar auxílio emergencial e Bolsa Família (Imagem: Marcos Rocha/ FDR)

A liberação do auxílio emergencial está entre as principais buscas do Google. Apesar do benefício funcionar desde o ano de 2020, há ainda diversas dúvidas quanto ao cadastramento, regras, valores, entre outras questões.

Desse modo, para otimizar o atendimento, o governo federal e a Caixa Econômica criaram e atualizaram alguns aplicativos para consulta.

Aplicativo do Bolsa Família

No caso dos segurados do Bolsa Família, as informações sobre o auxílio emergencial ficam disponíveis através do extrato de pagamento. O cidadão que ainda não estiver conectado, deve instalar a ferramenta em seu celular e se cadastrar informando os dados de identificação pessoal do titular do projeto.

Fique atento para não cair em golpes, o aplicativo oficial criado e monitorado pelo governo é este:

Aplicativo do Bolsa Família (Imagem: Reprodução/ APP Caixa)
Aplicativo do Bolsa Família (Imagem: Reprodução/ APP Caixa)

Aplicativo auxílio emergencial

A Caixa criou ainda um aplicativo específico e exclusivo do auxílio emergencial. Nesse caso é possível fazer consultas não só para quem foi incluso pelo Cadúnico, como também os segurados do Bolsa Família.

Informando o nome completo, data de nascimento e número do CPF o titular consegue acompanhar seu extrato, datas de pagamentos e até mesmo gerar comprovante de recebimento.

Aplicativo auxílio emergencial (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)
Aplicativo auxílio emergencial (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)

Caixa Tem

Outra forma de consulta é através do Caixa Tem. Disponível também para ambos os grupos, a ferramenta vem funcionando como a carteira digital oficial que efetiva os pagamentos do auxílio. Para ter acesso o cidadão deve informar os mesmos dados acima.

Uma vez conectado, é possível não só fazer consultas, como também efetivar pagamentos, transferências, puxar extrato e demais serviços bancários. A retirada do benefício pelo Caixa Tem é realizada em caixas eletrônicos vinculados a Caixa, sendo necessário informar o código de acesso disponível no app.

Aplicativo Caixa Tem (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)
Aplicativo Caixa Tem (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)

Falsos aplicativos

O governo e a Caixa reforçam que a população deve ficar atenta as ferramentas oficiais do governo. Evitando acesso e fornecimento de seus dados em links de whatsapp e demais páginas que não são públicas.

 

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Eduarda Andrade
Maria Eduarda Andrade é mestra em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Enquanto pesquisadora, atua na área de políticas públicas, economia criativa e linguística, com foco na Análise Crítica do Discurso. No mercado de trabalho, passou por veículo impresso, sendo repórter do Diario de Pernambuco, além de assessorar marcas nacionais como Devassa, Heineken, Algar Telecom e o Grupo Pão de Açúcar. Atualmente, dedica-se à redação do portal FDR, onde já acumula anos de experiência e pesquisas sobre economia popular e direitos sociais.