Novidades para os beneficiários do Bolsa Família. Visando aperfeiçoar o atendimento das famílias cadastradas e ligados as demandas tecnológicas, o Ministério da Cidadania, em parceria com a Caixa, desenvolveu um aplicativo exclusivo que incluirá os serviços do programa.

Aplicativo Bolsa Família: App dá acesso às principais informações do programa
Aplicativo Bolsa Família: App dá acesso às principais informações do programa

Disponível para smartphones, a ferramenta possibilita que o beneficiário acompanhe o calendário de pagamento, tenha um registro dos últimos saques realizados e se mantenha informado de todas as orientações e alterações solicitadas pelo Ministério da Cidadania.

Os dados presentes na plataforma digital, seguem disponíveis no extrato de pagamento do cidadão, evitando que ele precise se deslocar até uma agência da Caixa ou unidade do CRAS para buscar informações.

Leia também: 13° salário do Bolsa Família tem data definida para pagamentos 

Quanto a isso, Caroline Paranayba, diretora de Benefícios da Secretaria Nacional de Renda de Cidadania (Senarc) pontua que todos estão recebendo a novidade com sucesso.

“Entre oito e nove milhões de pessoas que fizeram o download podem receber essas informações de maneira mais prática, a partir do aplicativo, sem ter que se deslocar a um canal da Caixa ou até o CRAS” afirmou.

Ela explica que o aplicativo Bolsa Família diminuirá o desgaste das filas de espera e também as frustrações nas unidades que ficam superlotadas devido a quantidade de atendimentos realizados por dia.

Agora, ao menos que você se tenha um atendimento agendado, basta acessar o próprio celular para atualizar-se dos valores, pagamentos e outras atividades referentes ao auxílio.

“Para o público que possui acesso ao app, nós transmitimos informações que diminuem o desgaste, por exemplo, de ir até um canal de pagamento fora da data estipulada pelo calendário”, explica Carolina.

Saiba quais serviços estão disponíveis no aplicativo Bolsa Família:

  • Consulta de beneficio;
  • Unidades Caixas próxima de você;
  • Consulte o calendário de pagamento.

Entenda o passo a passo para sua utilização:

  • Abra o menu do aparelho;
  • Procure o ícone da loja de aplicativos do seu celular;
  • Para Android, acesse pela Google Play. Para iPhone, pela App Store. E para Windows Phone, pela Windows Store;
  • Na busca, digite Bolsa Família;
  • Toque no ícone amarelo com o nome Bolsa Família;
  • Toque em instalar e depois em aceitar e aguarde a instalação.

Toque em abrir e depois informe o NIS. Segundo dados fornecidos pelo Ministério da Cidadania, mais de um milhão de pessoas já estão com seus dados registrados no aplicativo e a expectativa é que o número dobre até 2020.