Aplicativo Bolsa Família: App dá acesso às principais informações do programa

Novidades para os beneficiários do Bolsa Família. Visando aperfeiçoar o atendimento das famílias cadastradas e ligados as demandas tecnológicas, o Ministério da Cidadania, em parceria com a Caixa, desenvolveu um aplicativo exclusivo que incluirá os serviços do programa.

Aplicativo Bolsa Família: App dá acesso às principais informações do programa
Aplicativo Bolsa Família: App dá acesso às principais informações do programa

Disponível para smartphones, a ferramenta possibilita que o beneficiário acompanhe o calendário de pagamento, tenha um registro dos últimos saques realizados e se mantenha informado de todas as orientações e alterações solicitadas pelo Ministério da Cidadania.

Os dados presentes na plataforma digital, seguem disponíveis no extrato de pagamento do cidadão, evitando que ele precise se deslocar até uma agência da Caixa ou unidade do CRAS para buscar informações.

Leia também: 13° salário do Bolsa Família tem data definida para pagamentos 

Quanto a isso, Caroline Paranayba, diretora de Benefícios da Secretaria Nacional de Renda de Cidadania (Senarc) pontua que todos estão recebendo a novidade com sucesso.

“Entre oito e nove milhões de pessoas que fizeram o download podem receber essas informações de maneira mais prática, a partir do aplicativo, sem ter que se deslocar a um canal da Caixa ou até o CRAS” afirmou.

Ela explica que o aplicativo Bolsa Família diminuirá o desgaste das filas de espera e também as frustrações nas unidades que ficam superlotadas devido a quantidade de atendimentos realizados por dia.

Agora, ao menos que você se tenha um atendimento agendado, basta acessar o próprio celular para atualizar-se dos valores, pagamentos e outras atividades referentes ao auxílio.

“Para o público que possui acesso ao app, nós transmitimos informações que diminuem o desgaste, por exemplo, de ir até um canal de pagamento fora da data estipulada pelo calendário”, explica Carolina.

Saiba quais serviços estão disponíveis no aplicativo Bolsa Família:

  • Consulta de beneficio;
  • Unidades Caixas próxima de você;
  • Consulte o calendário de pagamento.

Entenda o passo a passo para sua utilização:

  • Abra o menu do aparelho;
  • Procure o ícone da loja de aplicativos do seu celular;
  • Para Android, acesse pela Google Play. Para iPhone, pela App Store. E para Windows Phone, pela Windows Store;
  • Na busca, digite Bolsa Família;
  • Toque no ícone amarelo com o nome Bolsa Família;
  • Toque em instalar e depois em aceitar e aguarde a instalação.

Toque em abrir e depois informe o NIS. Segundo dados fornecidos pelo Ministério da Cidadania, mais de um milhão de pessoas já estão com seus dados registrados no aplicativo e a expectativa é que o número dobre até 2020.

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.