Revisão da vida toda no INSS está marcada para junho; o que pode mudar?

Processo para aprovação da revisão da vida toda será concluído em junho. Nessa semana o Supremo Tribunal Federal (STF) informou que está marcado o julgamento para reformular a concessão dos benefícios previdenciários. De acordo com o informe, entre o próximo dia 4 e 11 a corte deverá validar se os aposentados do INSS receberão seus retroativos.

Revisão da vida toda no INSS está marcada para junho; o que pode mudar? (Imagem: Marcos Rocha/ FDR)
Revisão da vida toda no INSS está marcada para junho; o que pode mudar? (Imagem: Marcos Rocha/ FDR)

A revisão da vida toda pelo INSS nada mais é do que a possibilidade do cidadão de solicitar uma análise em seus benefício,  e assim, receber de forma retroativa todos os valores retidos antes de junho de 1994.

Por meio dela, o cidadão pode refazer o cálculo de seu salário previdenciário tendo como base as alterações no salário mínimo.

Detalhes do processo

Segundo o STF, o julgamento deve definir se os aposentados poderão receber seus retroativos ou não, sendo contabilizados os aumentos de suas aposentadorias a partir da correção monetária.

Além disso, há ainda a possibilidade dessa concessão ocorrer com juros, o que significa um aumento ainda maior no benefício.

De acordo com o texto do projeto, protocolado pelo procurador-geral da República, Augusto Aras, e do Superior Tribunal de Justiça (STJ), o INSS teria que refazer o cálculo das aposentadorias com contribuições anteriores a junho de 1994.

Levando em consideração as alterações em outras moedas antes da implementação do real.

O que dizem os especialistas?

João Italo Pompeu, presidente da Comissão de Direito Previdenciário e Assistência Social da Ordem dos Advogados do Brasil no Ceará (OAB-CE), explica que apesar de parecer positiva, a decisão do STF pode acarretar em uma certa instabilidade no INSS. Tendo em vista toda a demanda de revisão, o que pode fazer com que a decisão seja suspensa.

Mesmo com uma tese concreta e bem aceita pelos magistrados, o cenário da decisão do STF é completamente incerto”.

O advogado explica a revisão da vida toda como “uma das principais revisões de ativos que existem atualmente, porque ela é a única que hoje tem plausibilidade jurídica muito boa e vem sendo reconhecida nos tribunais inferiores”.

João reforça que sendo aprovada, a proposta exigirá uma análise pontual e especifica de cada segurado, podendo o titular dobrar o valor de seu salário.

Essa pessoa precisa procurar um especialista em Direito Previdenciário para analisar o cadastro nacional de informações sociais, documento do INSS, e fazer o cálculo pós 1994 e o cálculo incluindo as contribuições antes de 1994 e avalie se vale a pena ou não”, explicou.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.