Revisão da vida toda pode ser aprovada! INSS libera NOVO cálculo de aposentadorias

Segurados do INSS poderão refazer os cálculos de suas aposentadorias. O processo de revisão da vida toda está prestes a ser encerrado e se aprovado resultará em acréscimos financeiros para a população. Sob o apoio do Procurador Geral da República, Augusto Aras, a pasta deve ser finalizada ao longo das próximas semanas.

Revisão da vida toda pode ser aprovada! INSS libera NOVO cálculo de aposentadorias (Imagem: Marcos Rocha/ FDR)
Revisão da vida toda pode ser aprovada! INSS libera NOVO cálculo de aposentadorias (Imagem: Marcos Rocha/ FDR)

A revisão da vida toda pelo INSS nada mais é do que uma análise nos salários dos segurados registrados antes de junho de 1994. Por meio dele, a população poderia ter reajustes no pagamento de suas pensões e aposentadorias considerando as alterações do piso nacional ao longo destes anos.

A proposta vem sido estudada pelo poder público há meses, mas se mostra cada vez mais favorável. Na última quinta-feira (06), Aras explicou que se trata de um passo importante para estabelecer o funcionamento do cálculo previdenciário.

Desconsiderar o efetivo recolhimento das contribuições realizado antes de 1994 vai de encontro ao direito ao melhor benefício e à expectativa do contribuinte, amparada no princípio da segurança jurídica, de ter consideradas na composição do salário de benefício as melhores contribuições de todo o seu período contributivo.

Quem pode solicitar o benefício?

O processo de solicitação da revisão é destinado exclusivamente para quem vem contribuindo com a previdência desde antes de 1994. Nesse caso, o cidadão precisa ainda se enquadrar nos seguintes requisitos:

  • Não pode ser beneficiário do INSS a partir das regras da Reforma da Previdência de 2019;
  • Sendo necessário ter tido acesso ao benefício do INSS após 19 de novembro de 1999;
  • Se ultrapassar o prazo de 10 anos desde o primeiro pagamento do salário do benefício, não é possível solicitar o benefício.

Solicitação

Para solicitar é preciso acionar o INSS via processo administrativo. Isso implica dizer que o cidadão precisa reunir suas documentações, revisitar o calculo de sua previdência e cumprir as vistorias abaixo:

  • Análises de carnês pagos pelo segurado;
  • Contribuições com a previdência antes de 1994;
  • Analisar as possíveis alterações na carteira;
  • Sendo necessário levar para a análise o cadastro CNIS (Cadastro de Nacional de Informações Sociais).

Com todos os informes corretos, basta acessar o Meu INSS, informar os dados de identificação pessoal e na função ‘revisão da vida toda’ sinalizar o interesse.

Os documentos devem ser todos digitalizados e anexados na mesma plataforma. Em caso de dúvidas o sujeito pode entrar em contato através do 135.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.