Meu salário do INSS foi bloqueado; e agora, como destravar pagamento?

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) informou sobre o bloqueio do salário dos segurados inscritos na autarquia. A medida será aplicada na situação em que a prova de vida não for realizada. 

Meu salário do INSS foi bloqueado; e agora, como destravar pagamento?
Meu salário do INSS foi bloqueado; e agora, como destravar pagamento? (Imagem: Marcos Rocha/ FDR)

O procedimento capaz de reativar os depósitos do salário do INSS pode ser realizado pelo formato remoto através do site ou aplicativo Meu INSS, e no Meu Gov.br.

Ao acessar uma das plataformas mencionadas, o segurado deve anexar alguns documentos pessoais como RG, CPF e comprovante de residência. 

A cópia dos documentos deve ser enviada junto ao requerimento inicial de reativação. No entanto, também será preciso se dirigir à instituição bancária pagadora do benefício previdenciário para concluir o desbloqueio através da prova de vida. 

Nos últimos dias, o INSS também anunciou que a prova de vida pode ser realizada pelos terminais de autoatendimento, ou seja, caixas eletrônicos. Basta que o segurado faça uma transação qualquer utilizando o cartão disponibilizado pela Previdência Social para aquisição do salário.

Além do mais, o INSS também lançou no dia 23 de fevereiro deste ano, a possibilidade de o segurado da autarquia realizar a prova de vida digital. Cerca de 5,3 milhões de aposentados e pensionistas foram inseridos no projeto-piloto da autarquia. 

É preciso dizer que os segurados do INSS que realizaram a prova de vida pelo projeto da biometria facial, não terão o salário bloqueado. Os demais beneficiários devem se atentar ao seguinte calendário:

Vencimento da prova de vida Novo prazo
Março e Abril de 2020 Junho de 2021
Maio e Junho de 2020 Julho de 2021
Julho e Agosto de 2020 Agosto de 2021
Setembro e Outubro de 2020 Setembro de 2021
Novembro e Dezembro de 2020 Outubro de 2021
Janeiro e Fevereiro de 2021 Novembro de 2021
Março e Abril de 2021 Dezembro de 2021

Prova de vida do INSS

A prova de vida do INSS é um procedimento obrigatório para os segurados que recebem o salário da pensão ou aposentadoria através de conta corrente, poupança ou cartão magnético. A comprovação da vida evita fraudes e pagamentos indevidos, além de assegurar a manutenção do benefício.

“A rotina citada abrangerá, na competência maio de 2021, os benefícios em que não houve a realização da comprovação de vida por nenhum canal disponibilizado para tal procedimento, sendo estes selecionados para integrar o primeiro lote do processo de comprovação de vida por biometria facial”, afirmou a Portaria.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Laura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.