Pagamento de auxílio para quem teve corte no salário começa hoje (28)

Começa hoje, 28, o pagamento do Benefício Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda (BEm), para os trabalhadores que fizeram acordo com os patrões para suspender o contrato de trabalho ou reduzir a jornada e o salário.

Pagamento de auxílio para quem teve corte no salário começa hoje (28)
Pagamento de auxílio para quem teve corte no salário começa hoje (28) (Imagem: Sérgio Lima/Poder360)

O programa relançado este ano através da MP 1045, de 27 de abril de 2021, o pagamento do BEm não tem ligação com o auxílio emergencial.

Este benefício é voltado para os trabalhadores com carteira assinada que tiveram a jornada reduzida, ou o contrato de trabalho suspenso em decorrência da pandemia do coronavírus.

De acordo com a MP, é autorizada a redução da jornada com corte proporcional do salário em 25%, 50% e 70%, e ainda a suspensão dos contratos. O valor pago pelo BEm tem base no valor do seguro-desemprego ao qual o trabalhador teria direito caso fosse demitido.

Os acordos podem ser realizados individualmente ou coletivamente a depender do salário do trabalhador, e pode durar até quatro meses, sempre obedecendo a data de vigência do programa.

É assegurado ao trabalhador uma estabilidade em seu emprego pelo dobro do tempo que durar a suspensão do contrato ou redução da jornada. 

Qual conta o trabalhador receberá o BEm

Vão receber através da Caixa, os trabalhadores que escolherem uma conta da instituição e também aqueles que não indicaram nenhuma conta. Neste último caso, será aberta automaticamente uma conta poupança social da Caixa. A conta não possui tarifas e não é preciso apresentar documentos ou comparecer a uma agência.

A Caixa informou que caso não consiga abrir a poupança digital ou efetuar o pagamento em conta, o benefício será disponibilizado para saque com Cartão do Cidadão.

Nesses casos, o saque poderá ser feito nos terminais de autoatendimento da Caixa, nas lotéricas, nos correspondentes Caixa Aqui ou diretamente nos guichês de caixa das agências.

Através do BB recebem os trabalhadores que indicarem uma conta-corrente ou poupança, da mesma forma que no ano passado, crédito será feito em poupança vinculada à conta indicada sem cobrança de dívidas ou tarifas.

O BB também paga para os trabalhadores que indicarem conta em outras instituições através de DOC gratuito.

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.
Sair da versão mobile