Com o Encceja PPL, as pessoas que se encontram cumprindo medidas socioeducativas em centros prisionais poderão obter a certificação de conclusão dos estudos básicos. Diferente do exame regular, no PPL é necessário que os órgãos façam a adesão.
O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos é a oportunidade que o brasileiro tem de conseguir sua certificação de nível fundamental e médio. O Encceja PPL acontece dentro dos centros prisionais, desde que aconteça a adesão ao exame.
Como acontece a inscrição ao Encceja PPL?
Antes do detento realizar a sua inscrição, os órgãos de administração prisional e socioeducativa devem fazer a adesão ao exame.
Para isso é necessário enviar a solicitação para o e-mail aplicacao.ppl@inep.gov.br, com o assunto “Adesão Encceja Nacional PPL 2020”. O prazo vai de 24 de maio a 4 de junho.
Na solicitação deve ser indicado um responsável pedagógico. É essa pessoa que fará as inscrições dos candidatos, já que eles não podem acessar a computadores, e fará a intermediação entre os participantes e a organização do exame.
A solicitação de participação no Encceja PPL só é válida com a assinatura do secretário de estado.
Apenas as unidades que realmente oferecem as condições necessárias, principalmente de segurança, poderão participar do Encceja PPL.
É responsabilidade do secretário de estado a conferencia quanto ao atendimento das exigências.
Encceja PPL 2021
Devido a pandemia as provas foram adiadas, tanto a regular quanto a PPL. E agora, no caos das pessoas provadas de liberdade, devem acontecer em 13 e 14 de outubro de 2021. Para essas pessoas as inscrições vão de 7 a 18 de junho.
Vale lembrar que a participação é voluntária e gratuita. O Encceja PPL tem a mesma estrutura e dificuldade do exame “comum”, a grande diferença é o lugar onde ele acontece, ou seja, dentro de unidade prisionais.
Essa é mais uma medida que possibilita e reinserção dessas pessoas na sociedade.
O que é o Encceja?
O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos é voltado às pessoas que não concluíram o ensino fundamental e médio na idade regular.
Para obter a certificação de ensino fundamental é necessário ter acima de 15 anos, enquanto que para o ensino médio é preciso ter mais de 18.
A certificação do Encceja é aceita em processos seletivos, vestibulares e até mesmo no ENEM.
Fique bem informado, acompanhe a editoria de carreiras do FDR.