Matrículas nas bolsas remanescentes do Prouni começaram; veja como fazer!

Aprovados na seleção de vagas remanescentes do Prouni têm até o próximo dia 13 de maio para realizar a matrícula. Essa é a última oportunidade de ingressar no ensino superior no primeiro semestre de 2021 com o programa.

Matrículas nas bolsas remanescentes do Prouni começaram; veja como fazer!
Matrículas nas bolsas remanescentes do Prouni começaram; veja como fazer! (Imagem/Divulgação: MEC/Twitter)

As inscrições para as vagas remanescentes do Programa Universidade para Todos foram feitas na semana passada, na mesma semana o resultado foi divulgado, agora os estudantes selecionados devem fazer a matrícula.

Matricula dos aprovados nas vagas remanescentes do Prouni

Os estudantes precisam observar diretamente nas instituições quais são os procedimentos de matricula durante a pandemia.

Isso porque muitas estão fazendo a matricula virtual, enquanto outras estão realizando o procedimento presencialmente com horário agendado.

Confira abaixo quais os documentos necessários (original e cópia) nessa etapa:

– Documento de identificação – RG, CNH, Carteira Funcional, Identidade Militar, Registro Nacional de Estrangeiros, Passaporte ou Carteira de Trabalho.

– Comprovante de Residência – contas de água, energia elétrica, gás, telefone, boleto bancário, fatura de cartão de crédito. Além disso, contratos de aluguel também são aceitos.

– Comprovante de Ensino Médio – comprovante de que o estudante concluiu todo o ensino médio ou como bolsista integral na rede particular, comprovante de conclusão do ensino médio no exterior com a tradução do documento. Certificado do Encceja ou ENEM.

 – Comprovante de Renda – diversos documentos são aceitos, confira:

  • Três ou seis últimos contracheques,
  • Declaração do imposto de renda de pessoa física,
  • CTPS,
  • Declarações tributárias,
  • Guias de recolhimento ao INSS,
  • Extratos bancários dos últimos três meses, pelo menos.
  • Guias de recolhimento ao INSS, com comprovante de pagamento do último mês, compatíveis com a renda declarada.
  • Declaração de IRPF, acompanhada do recibo de entrega à Receita Federal do Brasil e da respectiva notificação de restituição, quando houver.

Vale lembrar   que a o documento de identificação e a comprovação de renda devem ser entregues de todos os membros do grupo familiar.

Estudantes que concorram as vagas destinadas a cotas precisam entregar a documentação específica solicitada no edital, por exemplo laudo médico que comprove a deficiência.

 Fique bem informado, acompanhe a editoria de carreiras do FDR.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.