Encceja para presidiários abriu inscrições; saiba como órgãos vão aderir

Com o Encceja PPL, as pessoas que se encontram cumprindo medidas socioeducativas em centros prisionais poderão obter a certificação de conclusão dos estudos básicos. Diferente do exame regular, no PPL é necessário que os órgãos façam a adesão.

Encceja para presidiários começou inscrições; saiba como órgãos vão aderir
Encceja para presidiários começou inscrições; saiba como órgãos vão aderir (Reprodução: CBN)

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos é a oportunidade que o brasileiro tem de conseguir sua certificação de nível fundamental e médio. O Encceja PPL acontece dentro dos centros prisionais, desde que aconteça a adesão ao exame.

Como acontece a inscrição ao Encceja PPL?

Antes do detento realizar a sua inscrição, os órgãos de administração prisional e socioeducativa devem fazer a adesão ao exame.

Para isso é necessário enviar a solicitação para o e-mail [email protected], com o assunto “Adesão Encceja Nacional PPL 2020”. O prazo vai de 24 de maio a 4 de junho.

Na solicitação deve ser indicado um responsável pedagógico. É essa pessoa que fará as inscrições dos candidatos, já que eles não podem acessar a computadores, e fará a intermediação entre os participantes e a organização do exame.

A solicitação de participação no Encceja PPL só é válida com a assinatura do secretário de estado.

Apenas as unidades que realmente oferecem as condições necessárias, principalmente de segurança, poderão participar do Encceja PPL.

É responsabilidade do secretário de estado a conferencia quanto ao atendimento das exigências.

Encceja PPL 2021

Devido a pandemia as provas foram adiadas, tanto a regular quanto a PPL. E agora, no caos das pessoas provadas de liberdade, devem acontecer em 13 e 14 de outubro de 2021. Para essas pessoas as inscrições vão de 7 a 18 de junho.

Vale lembrar que a participação é voluntária e gratuita. O Encceja PPL tem a mesma estrutura e dificuldade do exame “comum”, a grande diferença é o lugar onde ele acontece, ou seja, dentro de unidade prisionais.

Essa é mais uma medida que possibilita e reinserção dessas pessoas na sociedade.

O que é o Encceja?

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos é voltado às pessoas que não concluíram o ensino fundamental e médio na idade regular.

Para obter a certificação de ensino fundamental é necessário ter acima de 15 anos, enquanto que para o ensino médio é preciso ter mais de 18.

A certificação do Encceja é aceita em processos seletivos, vestibulares e até mesmo no ENEM.

 Fique bem informado, acompanhe a editoria de carreiras do FDR.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.