NOVA data de aplicação do ENEM 2021 foi divulgada? Confira!

Alguns despachos que acontecerão internamente no Inep, de três documentos,  revelaram que o Exame Nacional do Ensino Médio ENEM 2021 já está com a data definida, tanto da prova regular como da digital. O órgão confirmou as datas, mas disse que o cronograma ainda está em planejamento.

NOVA data de aplicação do ENEM 2021 foi divulgada? Confira!
NOVA data de aplicação do ENEM 2021 foi divulgada? Confira! (Imagem: Reprodução Portal FDR)

ENEM 2021

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela organização do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), revelou a data da aplicação da prova em 2021, por meio de despachos internos de três documentos.

Os documentos foram assinados por três diretores, sendo eles: Alexandre Gomes da Silva, diretor de Avaliação da Educação Básica, Alfredo Murillo Gameiro de Souza, diretor de Gestão e Planejamento, e Danilo Miranda Pontes Rogério, diretor de Tecnologia e Disseminação de Informações Educacionais.

O trecho do documento que revela a data da aplicação diz que: “será realizado em 16 e 23 de janeiro de 2022, dois domingos. A autarquia que organiza o exame, o maior vestibular do país, oficialmente informa que a data ainda está sob avaliação e está engajada para que as provas sejam realizadas ainda neste ano.”

Além do mais, nos mesmos documentos também consta a data do Enem digital que, à sua aplicação ficou marcada para os mesmos dias da prova regular.

No entanto, após o vazamento das datas, o Inep posicionou-se dizendo, “não há definição sobre a data e que a edição está garantida e confirmada, porém, o cronograma da aplicação está ainda em planejamento.”

Provas atrasadas

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é sempre realizado ao final de todo ano, entretanto, por conta da pandemia da Covid-19, à aplicação da prova do ano passado, 2020, aconteceu fora do previsto, em janeiro de 2021.

Além disso, outras provas que são organizadas pelo Inep como o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras) e Exame Nacional de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) também foram atrasadas.

Quando questionado sobre um provável adiamento do Enem de 2021, o Inep respondeu que “trabalha junto ao MEC para realizar o Enem com todo o planejamento e preparação técnica da prova.”