Todos os segurados são obrigados a fazer prova de vida do INSS?

A prova de vida do INSS está suspensa desde março de 2020, devido à pandemia de Covid-19. Após diversas prorrogações a comprovação voltará a ser exigida a partir do dia 1º de junho. Dessa maneira, aposentados e pensionistas do INSS devem fazer a prova para não ter o benefício suspenso ou cancelado.

Todos os segurados são obrigados a fazer prova de vida do INSS?
Todos os segurados são obrigados a fazer prova de vida do INSS? (Imagem: montagem/FDR)

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) apontou que a maior parte dos aposentados e pensionistas está com o cadastro desatualizado desde o ano passado. Com isso, após o fim da suspensão da prova de vida do INSS esses benefícios podem ser cancelados.

De acordo com o Instituto, no Brasil inteiro há 11 milhões de beneficiários que estão com a comprovação de vida pendente. Até o momento, 10,5 milhões de segurados já fizeram o recadastramento em 2021.

No ano passado, mesmo com a suspensão da exigência, 13,4 milhões de beneficiários realizaram a prova de vida do INSS. Dessa maneira, 23,9 milhões de segurados estão com o cadastro em dia.

Dessa maneira, apenas um terço dos cidadãos que recebem benefícios do Instituto e que são obrigados a fazerem a prova de vida do INSS está em pendência. É importante lembrar que mesmo estando suspenso, o órgão aconselhou que os segurados fizessem a comprovação.

No momento, o Instituto está analisando os benefícios com pendências antes de março de 2020. De acordo com o órgão, esses serão os primeiros a terem o pagamento bloqueado se não for realizada a atualização.

No ano passado, alguns beneficiários foram convocados para realizar a prova de vida Digital. O Instituto informa que aqueles que foram convocados e não compareceram estão na mira dos bloqueios.

A prova de vida digital convocou 5,3 milhões de segurados no mês de fevereiro do ano passado. A novidade se tratou de um teste e foi feito por meio do aplicativo Meu gov.br. Mesmo assim, aqueles que realizaram tiveram a comprovação efetuada e válida.

Calendário para a prova de vida do INSS

  • Quem não realizou em março/abril de 2020, realizará em junho de 2021;
  • Quem não realizou em maio/junho de 2020, realizará em julho de 2021;
  • Quem não realizou em julho/agosto de 2020, realizará em agosto de 2021;
  • Quem não realizou em setembro/outubro de 2020, realizará em setembro de 2021;
  • Quem não realizou em novembro/dezembro de 2020, realizará em outubro de 2021;
  • Quem não realizou em janeiro/fevereiro de 2021, realizará em novembro de 2021;
  • Quem não realizou em março/abril/ maio de 2021, realizará em dezembro de 2021.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Glaucia Alves
Formada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atuou na área acadêmica durante 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar na equipe do FDR, produzindo conteúdo sobre finanças e carreira, onde já acumula anos de pesquisa e experiência.